Como procurar um novo emprego em 9 passos

Procurar um novo emprego requer estratégia, foco e força de vontade. Se você não sabe por onde começar a sua jornada, então vale a pena seguir alguns conselhos e cumprir 11 passos que levam ao objetivo final: a contratação.

Pelas estatísticas do IBGE, 30% dos desempregados buscam por emprego há mais de dois anos no Brasil. Esses dados são referentes ao quarto trimestre de 2021. Mas, por que está tão difícil encontrar trabalho?

A crise econômica criou obstáculos no mercado, afinal, as empresas estão contratando menos. Além disso, a falta de estratégia para buscar emprego e o desânimo pelo longo período sem uma ocupação agravam a situação.

Há, ainda, um outro tipo de situação que motiva as pessoas a procurar um novo emprego: a insatisfação com a posição atual e o sonho de conquistar uma oportunidade ainda melhor para a carreira.

Aprenda como procurar um novo emprego do jeito certo

Sabemos que procurar um novo emprego não é fácil, por isso criamos um artigo com 11 dicas que ajudam a tornar o caminho até a tão sonhada vaga mais fácil. Confira:

1 – Amplie a sua rede de contatos

Em primeiro lugar, mantenha aquecida a sua rede de contatos. O networking amplia as chances de conseguir uma indicação. Portanto, converse com ex-colegas de trabalho ou de faculdade.

Caso você não conheça muitos profissionais da área, a dica é marcar presença em eventos, como congressos e conferências. Além disso, também vale a pena encontrar comunidades relacionadas à sua profissão, como grupos no Facebook, Telegram e WhatsApp.

2 – Deixe o currículo pronto

Um currículo desatualizado e feito de qualquer jeito não transmite uma boa imagem no processo seletivo. Portanto, tenha o cuidado de refazer cada seção do documento, considerando suas qualificações e os requisitos da vaga.

Para se diferenciar dos demais candidatos, capriche na escrita do seu resumo profissional, escolhendo frases capazes de gerar uma impressão positiva no recrutador.

O texto para currículo é sempre composto por frases curtas, objetivas e em ordem direta. Não há espaço para prolixidade e nem para erros ortográficos. Além disso, outro aspecto importante é o uso de palavras-chave na descrição de cada experiência profissional.

3 – Escreva uma carta de apresentação

Muitas empresas pedem para que os candidatos enviem os currículos por e-mail. Se esse for o seu caso, então escreva uma carta de apresentação no corpo da mensagem.

Logo, ao escrever a carta, mostre que você tem conhecimento sobre a empresa e que conhece os desafios que ela enfrenta. Em seguida, explique como sua experiência pode atender as necessidades do negócio.

4 – Atualize o perfil no LinkedIn

É importante ter um perfil ativo no LinkedIn. Assim, você pode fazer conexões, candidatar-se para vagas abertas e ser visto pelos recrutadores de todas as partes do mundo.

Sem dúvidas, essa rede social aumenta as suas chances de sucesso ao procurar um novo emprego. Mais uma vez, assim como acontece no currículo, use o espaço do perfil para contar uma história coesa e concisa sobre a sua carreira.

5 – Use sites de busca de emprego

Cada vez mais as pessoas usam a internet para buscar emprego.

Então, você pode usar o recurso Google Jobs, do próprio buscador do Google, para encontrar vagas próximas compatíveis com o seu perfil.

Além disso, acessar os principais sites de emprego também é uma estratégia para encontrar as melhores oportunidades.

6 – Ocupe o seu tempo livre com trabalho voluntário

Seu objetivo é encontrar um novo emprego. Contudo, enquanto isso não acontece, ocupe o seu tempo de forma produtiva. Uma sugestão é fazer trabalho voluntário. Assim, você ajuda a sociedade e ainda agrega valor ao seu currículo.

Em outras palavras, atuar como voluntário em alguma causa reduz o impacto negativo das lacunas na sua trajetória profissional.

7 – Invista em qualificação

Este é um dos aspectos mais importantes da busca por emprego. Você precisa melhorar as suas qualificações, tornando-se um profissional completo e preparado para os desafios do cargo.

Sendo assim, participe de cursos, workshops e treinamentos. Na própria internet você vai encontrar várias opções que geram certificados.

8 – Prepare-se para a entrevista

Outro erro comum é não se preparar corretamente para a entrevista de emprego. Você deve conhecer as perguntas mais frequentes e pensar em possíveis respostas. Aliás, defina três ou quatro mensagens que deseja transmitir ao recrutador durante a conversa.

A entrevista não consiste na reafirmação do currículo ou da carta de apresentação. Na verdade, ela representa uma oportunidade para contar a sua história, sempre com ênfase na carreira.

9 – Gerencie suas emoções

Por último, mas não menos importante: aprenda a gerenciar suas emoções. O processo de procurar por trabalho é cheio de altos e baixos, então prepare-se para ouvir muitos nãos.

E, para não desanimar, foque mais no processo do que no resultado em si. Concentre-se em enviar currículos para vagas que combinam com o seu perfil e melhore suas habilidades.

Conclusão

Em suma, procurar um novo emprego é a sua meta geral, que para ser alcançada precisa ser dividida em tarefas menores. Portanto, foque no cumprimento dos passos listados e aumente suas chances de sucesso.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais