Por Que o Bonsai Não Cresce?

Ter plantas em casa ou apartamento para muitos é um divertimento, principalmente por ser barato. E o bonsai está nesta lista, pois cuidar de um trás um sentimento muito gratificante. Normalmente dependendo do tipo de planta não será necessário muitos cuidados.

Elas trazem uma série de benefícios para os nossos ambientes, e podem ser usadas principalmente para ajudar na decoração. Porém, muitas pessoas não sabem como acelerar o crescimento do seu Bonsai, mas existem algumas medidas que você pode tomar que irão ajudar a acelerar o crescimento da sua pequena árvore.

Por serem pequenas, os bonsais são cultivados em vasos, e elas tem esses tamanhos pequenos devido ao cultivo e não modificações genéticas que foram feitas nelas. Cuidar de um Bonsai é uma arte, e elas precisam de podas constantes.

Para que elas continuem pequenas, existem uma série de técnicas como as podas constantes das raízes, porém, com muito cuidado. Acontece que elas vão crescendo, e elas encontram as paredes dos vasos e ficam se enrolando.

No momento em que você for fazer o replantio, saiba que até um terço das raízes são cortadas. Há pessoas que utilizam a técnica de “Aramação”, para que os ramos cresçam e se enrolem em um arame e possa ficar formosa.

Os vasos limitam seu crescimento, e evitam o desenvolvimento do crescimento das raízes, e por isso eles não crescem. Ela deve ser mantida em locais com sol, ventilação e umidade. Podendo ser varandas, jardins ou terraços.

Dicas para acelerar o crescimento do seu Bonsai

1 – Coloque ele num local onde possa receber pelo menos 4 horas de luz por dia. O bonsai cresce mais rápido quando mantido em temperaturas maiores do que 15 °C durante o dia.

2 – Regue ele todos os dias até a terra ficar úmida. Ele crescerá mais rápido quando todo o tempo o solo for mantido úmido.

3 – Procure adubar as plantas a cada 3 semanas, durante o período da primavera até o final do outono. Procure diluir o fertilizante da forma correta de acordo com o seu vaso, para não queimar as raízes com excesso de produto.

4 – Procure replantar o bonsai a cada 2 anos sempre na primavera em outro vaso. Procure manter o mesmo tipo de vaso e terra anterior para a planta se adaptar melhor. No replantio, corte 1/3 das suas raízes.

5 – Todas as vezes que for regar ela, procure por sinais de pragas. Por ser regada sempre, ela pode conter insetos. Se possível for, trate com pesticidas para Bonsai sempre que notar a presença de seres estranhos.

Como recuperar bonsai que está morrendo?

1 – Procure saber qual a espécie do seu bonsai. Cada bonsai tem sua necessidade diferente. Procure saber quais as necessidades específicas do seu tipo.

2 – Após identificar sua árvore, procure entender como cuidar dela para crescer. Se você tem um Junípero ou Ficos por exemplo, existem formas de cuidado específicas. No momento da rega e adubação específica do seu bonsai, não só se manterá vivo, como irá crescer.

3 – Aprenda com os erros mais comuns nos cuidados de Bonsai. Procure saber o que você pode estar fazendo de errado com seu bonsai atual. E evite cometer alguns erros.

Principais erros no cuidado com Bonsai

1 – Esquecer de Regar

Os Bonsais são seres vivos, árvores de pequenos vasos. Ele não tem tantos nutrientes como uma árvore plantada em um terreno. Tudo depende de você, sendo assim, procure melhorar sempre o solo e manter ele sempre regado. Se deixar de regá-la em poucos dias ele irá definhar, não deixe de regá-la sempre.

2 – Colocar Bonsai de exterior dentro de um ambiente

Muitos começam com o Junípero, ela é o que os iniciantes mais começam. Porém ela é uma árvore do exterior. Não coloque ela por exemplo em locais fechados, pois logo elas irão amarelas e morrer. Procure saber o seu tipo de árvore e saber se ela é interna ou externa.

3 –  Excesso de Água

O solo dos Bonsai normalmente retém muita água, mas rega-las sempre com muita água pode ser um problema. Se muito regada, as raízes podem apodrecer e você poderá matá-lo por excesso de água em poucos dias, evite isso!

4 –  Quando a Iluminação Não é Suficiente

A maioria dos Bonsais são Subtropicais, sendo assim, elas precisam de muita luz. A maioria dos apartamentos e casas não tem iluminação suficiente. Procure colocá-la sempre em uma janela para o sul e longe de pegar ventos fortes,

5 – Sem Tempo e Paciência

Grandes transportes e mudanças no seu bonsai anualmente devem ser feitas com cuidado. Procure sempre fertilizá-la e regá-la sempre que possível dentro das necessidades delas. Se você não tem paciência nem tempo, procure cedê-la a quem tem e cuidará bem dela.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais