Festivais gastronômicos para os amantes de bons pratos

De Norte a Sul, o Brasil tem uma culinária muito peculiar e variada, apreciada em todos os cantos do país e do mundo. Nesse sentido, existem diversos festivais gastronômicos que acontecem em diferentes épocas do ano, a fim de entreter moradores e até mesmo atrair visitantes para saborear pratos típicos e diversos. No entanto, nem sempre é fácil encontrar um bom festival, visto que existem infinitas opções. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com os principais festivais gastronômicos do Brasil para amantes de bons pratos. Vamos lá?

1. Balneário Saboroso, Balneário Camboriú, Santa Catarina

Em 2022, acontecerá a 13ª edição dos dias 07 a 31 de julho, trazendo o que cada restaurante tem de melhor para os moradores e turistas. Com excelente infraestrutura e opções de lazer, a Dubai Brasileira conquista a todos, fazendo com que muitos procurem uma imobiliária, a fim de garantir a qualidade de vida promovida. Por abrigar restaurantes de alto nível, a cidade é destaque com o festival Balneário Saboroso, com uma experiência gastronômica completa, que já teve a participação até mesmo de grandes nomes da gastronomia nacional, como Henrique Fogaça, Felipe Bronze e Claude Troisgros.

2. Comida di Buteco

Esse é o maior concurso de cozinha de raiz do Brasil, tendo como principal objetivo eleger o melhor boteco. Os votos abrangem não apenas o tira-gosto, como também o atendimento, higiene e temperatura das bebidas. Com mais de 20 anos, criado nos anos 2000, ele está presente em cerca de 40 cidades espalhadas por todas as regiões do país, trazendo a simplicidade, mas sem deixar de lado a autenticidade.

3. Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, Tiradentes, Minas Gerais

Essa charmosa cidade histórica do interior mineiro abriga diversos festivais culturais, sendo que um deles tem foco na gastronomia. Ele já está em sua 24ª edição, fazendo parte do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, acontecendo geralmente no mês de setembro todos os anos na cidade. Ainda que seja relativamente pequeno, somente no ano de 2019 foram mais de 200 atrações no município, com jantares cheios de sabores que encantam os visitantes.

4. Festival Gastronômico Joinville, Joinville, Santa Catarina

A maior cidade catarinense foi colonizada por alemães, suíços e noruegueses, carregando até os dias de hoje suas influências, principalmente quando falamos em culinária. Em 2022 ele completou 22 anos com 17 participantes, tornando-se um grande sucesso por oferecer o serviço de entrada, prato principal e sobremesa por um valor já estipulado. Além disso, também oferece opções vegetarianas com selos indicativos.

5. Petrópolis Gourmet, Petrópolis, Rio de Janeiro

Esse é um dos eventos mais tradicionais da região serrana do Rio de Janeiro. A cidade é famosa por sua gastronomia e estrutura extremamente aconchegante, mas o festival é ainda mais surpreendente. Os menus dos restaurantes são preparados com ingredientes escolhidos por um Comitê Gastronômico, além da presença de Chefs renomados em oficinas com as últimas tendências da gastronomia. O festival acontece não apenas nos restaurantes, mas também em praças, shoppings e espaços públicos.

6. Festa da Colônia, Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

A Festa da Colônia acontece há mais de 30 anos nas cidades de Gramado e Canela, com pratos típicos das culinárias alemã, italiana e portuguesa trazidas pelos imigrantes, mas com um toque brasileiro que torna os pratos ainda mais incríveis e com sabores únicos.

7. Festival Gastronômico de Búzios, Búzios, Rio de Janeiro

Com mais de 20 anos, o Festival Gastronômico de Búzios é famoso por mostrar a diversidade cultural com sabores de todo o mundo. Ele geralmente acontece em outubro, sendo uma ótima pedida para quem quer aproveitar a rica cultura local, além de conhecer as praias de tirar o fôlego. As ruas da cidade se enchem de mesas onde são servidas degustação de entradas, pratos principais e sobremesas dos restaurantes participantes.

8. Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, Belém, Pará

Esse é o principal evento gastronômico da Amazônia, que acontece em Belém e idealizado pelo grande chef paraense Paulo Martins. A cidade recebe anualmente renomados chefs nacionais e internacionais para interagir com os chefs locais e realizar trocas importantes, desfrutando ao máximo da diversidade da cozinha da região. Com grande disponibilidade de ingredientes, o resultado não poderia ser outro senão pratos criativos com explosão de sabores.

9. Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, Goiás

As principais atrações deste festival são as oficinas com degustação de pratos típicos da culinária regional. Além disso, os restaurantes participantes também criam cardápios especiais para essa época do ano. Com mais de duas décadas, o evento faz parte do Circuito Gastronômico de Goiás, reunindo chefs renomados do Brasil e do mundo.

Então, agora que você conhece alguns dos principais festivais gastronômicos de nosso país, já pode escolher qual visitar. Não se esqueça de conferir em páginas oficiais a programação de cada um, pois assim pode se programar da melhor maneira para visitar e saborear os pratos incríveis.  

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais