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    Home»Trabalho»Entenda o que é People Analytics e quais as vantagens para o RH 4.0
    Trabalho

    Entenda o que é People Analytics e quais as vantagens para o RH 4.0

    By Redação13/06/2022

    O uso de informações coletadas, cruzadas e analisadas, não precisa ser exclusividade do setor de marketing.

    O setor de Recursos Humanos também tem em suas mãos uma ferramenta similar para a análise de dados, o People Analytics.

    Conheça o People Analytics, como ele pode ser implementado e quais vantagens ele traz para o RH 4.0. Boa leitura!

    O que é People Analytics

    People Analytics é uma forma de implementação de novas estratégias no setor de RH com base na coleta e análise de dados.

    O processo acontece de forma semelhante ao Big Data, onde várias informações são coletadas sobre os clientes e utilizadas pelo setor de marketing para o desenvolvimento de novos produtos e propagandas.

    No Big Data, os meios utilizados normalmente são pesquisas com os clientes e coletas de dados sobre a experiência dos usuários, através dos Cookies coletados pelo site.

    De maneira similar ao Big Data, o People Analytics coleta informações, porém, sobre o público interno da empresa.

    Confira quais são as fases do People Analytics:

    Coleta: coleta de dados que podem ser importantes para a aplicação de novas estratégias para o RH, como:

    • Dados do controle de ponto;
    • Timesheet;
    • Folha de pagamento;
    • Dados das redes sociais;
    • e informações coletadas através de entrevistas com os colaboradores.

    Cálculo: após a coleta, os dados devem ser coletados e metrificados de maneira similar, possibilitando que eles possam ser lidos em conjunto e correlações entre eles possam ser apontadas;

    Análise: após o cálculo, os dados são cruzados e analisados, procurando informações que indiquem uma necessidade a ser melhorada pelo RH.

    Um exemplo simples pode ser a indicação da relação da maior produtividade com os profissionais que são mais bem remunerados.

    Aplicação: seguindo o mesmo exemplo apontado acima, a última fase do People Analytics corresponde às melhorias implementadas, como um programa de bônus para os profissionais que apresentarem melhor desempenho.

    Quais as vantagens do People Analytics para o RH 4.0

    O People Analytics é uma metodologia que conversa diretamente com o RH 4.0, que é o processo de digitalização e automação do setor a partir de dados concretos e que levam a uma satisfação interna.

    Confira quais são as principais vantagens da aplicação do People Analytics para o setor de Recursos Humanos:

    Descobrir o que motiva os profissionais

    Através das diferentes informações trazidas pelo People Analytics é possível descobrir aquilo que mais motiva os funcionários, e implementar estratégias para que esses momentos de motivação sejam multiplicados.

    Contratar profissionais que se encaixem na empresa

    Informações detalhadas permitem o encontro de profissionais que se encaixam ao perfil da empresa.

    A partir dos dados coletados, o RH poderá analisar qual é o tipo e padrão de comportamento dos colaboradores que demonstram maior contentamento com a sua posição dentro da empresa.

    Dessa forma, o setor chegará a um perfil de profissional ideal, facilitando a sua busca durante os processos seletivos.

    Verificar a produtividade

    Uma das principais vantagens do People Analytics é a verificação da produtividade não a partir de apenas um dado, mas de vários. Como a junção dos já citados, timesheet e controle de ponto.

    Lembrando que assim como as outras verificações, a produtividade deve ser medida de maneira não invasiva.

    Tomar decisões estratégicas

    Por fim, a metodologia permite a tomada de decisões estratégicas, ou seja, baseadas em dados concretos e visando resultados que tem respaldo, e não aplicando novas ações através de opiniões.

    Não se esqueça, o trabalho é contínuo

    Apesar de trazer a possibilidade da melhora da relação do público interno com a empresa, o People Analytics é uma estratégia que não tem prazo de validade.

    Ou seja, como os dados nunca param de ser gerados, a análise, cruzamento e implementação das estratégias também é contínuo, buscando sempre a melhoria.

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