Poluição do Ar e os Benefícios do Lavador de Fumaça

Os lavadores de gases são de extrema importância para o processo realizado em indústrias para controlar a poluição por substâncias tóxicas do ar. Sendo feito de Polipropileno, e sendo um mecanismo de extrema qualidade, a Fillkplas trabalha na produção de lavadores de gases destinada às ações industriais.

Lavador de Fumaça

Fique por dentro de como funciona um lavador de gases. Esses sistemas são compostos por bicos para pulverização, centrífuga, motobomba e uma chaminé para realizar a eliminação dos gases.

Todos sabemos que a preservação do meio ambiente depende do controle referente a poluição atmosférica. Empresas e indústrias que realizam funções em que acabam por poluir o meio ambiente, devem estar cientes de que há monitoramentos para que tais ações sejam controladas.

Saber a diferença entre métodos para realizar o controle da poluição provinda de indústrias é algo importante, tendo em vista que existem inúmeros métodos. O empenho e conscientização de cada cidadão e das indústrias, são fatores decisivos para controle da poluição do meio ambiente.

Uma das maneiras mais conhecidas para realizar a retenção de agentes poluidores presentes no ar, é o carbono ativado. Esse procedimento é feito com a utilização de uma espécie de filtro composta por carbono ativado que tem capacidade de diminuir a quantidade de substâncias poluidoras do ar;

Tais filtros desempenham a atividade de absorção dos poluentes, sendo importante para a limpeza atmosférica. As partículas tóxicas dos gases, líquidos e também as impurezas, ao passarem pelo filtro de carvão ativado são retidas nos poros do filtro. Por tal motivo, esse material é considerado como um ótimo purificador para substâncias líquidas e também substâncias gasosas.

Biofiltração em Sistema de Tratamento de Água


Um ótimo exemplo de controle com eficiência para a poluição da atmosfera, é a biofiltração, ou também conhecida como biofiltragem. Nesse sistema, os poluentes são dissolvidos por microorganismos, como é o exemplo dos fungos e das bactérias;

Estações de gerenciamento de águas residuais, assim como indústrias das farmácias e empresas do ramo alimentício, utilizam muito esse método de biofiltragem. Porém, apesar de ser um método extremamente eficaz, para sua realização é necessário que a indústria possua uma grande área para poder desenvolver tais atividades;

Inúmeras indústrias não possuem o tamanho adequado de uma área grande suficiente para a realização da biofiltragem. Por esse motivo, tal atividade não é realizada por certas empresas.

Benefícios do Filtro Lavador de Fumaça


Com o objetivo de realizar a eliminação de gases tóxicos, e demais poluentes que podemos encontrar no ar, o filtro com finalidade para lavar a fumaça é utilizado. Normalmente tais filtros tem sua utilização em indústrias, eles são utilizados para realizar a remoção de subprodutos que possam ser nocivos à saúde das pessoas e também do meio ambiente.

Filtro Lavador de Fumaça


Devido às regras do Governo no controle da eliminação do ar poluído, são utilizados os sistemas de filtros para lavar fumaça. A partir da eliminação de um gás que passou pelo processo de purificação por um purificador de fumo, pode ser feita a testagem a respeito desse gás, se ela apresenta a qualidade esperada referente a sua pureza ou não.

Os Lavadores úmidos e secos são os tipos de lavadores responsáveis pela purificação de fumaças de utilização mais comum pelas indústrias e empresas.

Partículas tóxicas são captadas em seu estado gasoso pelos filtros lavadores úmidos, através de uma solução referente a lavagem. Por meio do líquido, podemos observar a eliminação dos gases de características tóxicas. Quando tais partículas se chocam com o líquido, elas são retiradas do ar e retidas em estado líquido, purificando o ar. Por fim, por meio de uma chaminé o gás é dispensado, mas agora sem possuir as características das substâncias tóxicas que possuía anteriormente.

Pode ser observado que no caso de lavadores de fumaça seco, não há um líquido utilizado em tal atividade, ou quando há ele se apresenta em pequenas quantidades. De modo geral, a utilização do filtro lavador de fumaça seco é utilizado para realizar a remoção de gases classificados como ácidos.

Para a maior parte das situações, o filtro purificador de fumaça não possui capacidade para realizar a conversão de gases classificados como tóxicos para alguma forma de gás que se apresente como mais segura. Por esse motivo, a posterior tarefa de ter que dar um fim aos resíduos que ficaram é algo para se ter cuidado.
Postagem Anterior Próxima Postagem