Conheça os 2 caminhos da Marvel para introduzir os X-Men em novos filmes

Foi um bom tempo de negociações, mas em março de 2019 a Disney havia finalmente concluído a compra da 21st Century Fox, algo que gerou consequências até no Universo Marvel.

Personagem

Explicamos: a Fox mantinha os direitos de diversos personagens da Marvel, como os X-Men e o Quarteto Fantástico. Com a compra da Disney, os direitos destas propriedades foram revertidos para a Marvel.

E como todo mundo sabe, hoje a Marvel expandiu além dos quadrinhos, se tornando um estúdio cinematográfico e tendo criado a franquia mais lucrativa da história, já com 23 filmes lançados no cinema, durante 2008 e 2019.

Desta forma, todos os projetos que eram antes desenvolvidos pela Fox, foram desmantelados totalmente após a compra da Disney. Entre estes projetos que eram desenvolvidos mas foram cancelados estão um filme solo do Doutor Destino, da X-23, Gambit e outros.

Agora algo totalmente novo é aguardado no futuro dos X-Men e do Quarteto Fantástico, que terão reboots sob o comando da Marvel Studios, que poderá finalmente integrar estes personagens ao seu universo cinematográfico.

No último mês, em dezembro, a Marvel Studios anunciou oficialmente um novo filme do Quarteto Fantástico, com estreia marcada para 2023. O filme será dirigido por Jon Watts, o mesmo diretor dos novos filmes do Homem-Aranha, protagonizados por Tom Holland.

Mas reinicializar o Quarteto nunca foi o grande desafio da Marvel. Qualquer fã apostava que estúido traria primeiro o grupo pro seu universo, antes dos mutantes. Afinal os mutantes sim representam um complicado desafio para o MCU.

A Marvel possui dois caminhos claros a seguir para introduzir os mutantes em seu universo. O primeiro é repensar tudo, encontrando uma maneira orgânica de trazer estes personagens para o seu universo, com novos atores dando vida aos icônicos heróis do grupo.

Uma das teorias mais populares é que as pessoas que foram dizimadas pelo estalar de dedo do Thanos em Vingadores: Guerra Infinita, quando voltaram em Vingadores: Ultimato, voltaram com o seu DNA alterado, com uma certa mutação, digamos assim.

Desta forma a Marvel pode ir aos poucos explorando este conceito e introduzindo os mutantes mais importantes e conhecidos do público, com novos atores interpretando o Professor Xavier, o Ciclope, Wolverine e outros.

E há a 2ª alternativa, que consegue ao mesmo tempo ser a mais simples e a mais complicada para a chegada dos mutantes ao MCU. Estamos falando do multiverso, algo que será bastante explorado nos novos filmes e séries do estúdio.

Se nos filmes anteriores as joias do infinito foram tão importantes, agora este papel ficará a cargo do multiverso, que será apresentado em projetos como WandaVision, Doutor Estranho 2 e Homem-Aranha 3.

No próximo filme do Homem-Aranha, por exemplo, graças ao multiverso, haverá um encontro épico entre o herói de Tom Holland e as versões anteriores do Homem-Aranha, vividas por Tobey Maguire e Andrew Garfield.

Neste caso, o multiverso irá transformar tudo numa coisa só, onde diversos encontros serão possíveis, oficializando a existência de diferentes realidades, e que elas podem acabar se cruzando.

E o mesmo pode ser feito com os X-Men, tendo este um caminho para a introdução dos mutantes. Como? Ao invés de criar tudo do zero, com o multiverso você não apaga tudo que foi criado anteriormente pela Fox.

Sendo assim, as versões dos mutantes que já foram apresentadas no cinema, podem acabar migrando para o MCU graças ao multiverso, como se o universo da Fox fosse de uma realidade alternativa, que agora irá se deparar com o universo principal da Marvel.

Ao invés de novos atores, isto na verdade poderia trazer o retorno, por exemplo do James McAvoy como Professor Xavier. Ou se preferirem a versão mais velha do personagem, o Patrick Stewart.

Ao invés de Marvel se pôr complicações para introduzir os mutantes no MCU, o estúdio pode simplesmente dizer que os mutantes existem em uma outra realidade, que se chocará com a dos Vingadores da maneira que o estúdio bem entender.

As complicações caso o estúdio opte por este caminho, é mexer em algo que já foi consolidado, mas acabou decaindo com o público em seus últimos filmes. Os dois últimos projetos desenvolvidos pela Fox, X-Men: Fênix Negra e Os Novos Mutantes, foram absolutos fracassos.

Com algo divisivo em mãos, a Marvel herdaria tanto as coisas boas quanto as ruins construídas por estes filmes. O estúdio teria escalações populares, como a do Michael Fassbender como Magneto, como também as que não ganharam tanto carinho do público, como Tye Sheridan vivendo o Ciclope.

Ah não ser que a Marvel dê uma de louca e decida herdar só o que deu certo, reescalando atores que não agradaram tanto e até ignorando alguns fatos e seguindo com suas próprias ideias, algo que na verdade já era feito pela própria Fox, o que gerou uma cronologia bastante confusa para os fãs.

Aliás, ignorar algumas coisas que aconteceram nos antigos filmes seria fundamental caso a Marvel opte por introduzir os mutantes através do multiverso. Afinal, como todos sabem, o Wolverine morreu, e ele é um dos destaques dos X-Men, e a Marvel certamente irá explorar o potencial do mutante.

A versão do Wolverine vivida por Hugh Jackman se tornou uma das mais populares do cinema, principalmente no que tange o universo dos heróis, e os fãs adorariam ver o personagem tendo alguma aparição ao lado dos Vingadores no Universo Marvel.

O mais interessante seriam os vilões que a Fox deixou de explorar em seus filmes, que normalmente focavam no Magneto como ameaça, e deixou de explorar alguns vilões como o Sr. Sinistro, e outros vilões menores como o Ômega Vermelho.

Ainda não há uma data para um novo filme dos mutantes no MCU, o que significa que ainda há bastante tempo para a Marvel Studios pensar em uma solução, tempo que a Marvel deve aproveitar, por mais que os fãs ansiosos queriam ver algo o mais rápido possível.

E você, está ansioso para a introdução dos mutantes no Universo Cinematográfico da Marvel? De qual maneira você gostaria de ver os X-Men chegando ao MCU? De uma forma totalmente nova ou através de multiverso? Fiquei de olho para mais novidades.