Como cuidar da toalha de banho

Como cuidar da toalha de banho?

Saiba quais cuidados devem ser tomados para preservar suas toalhas de banho.

Após um dia estressante e cansativo, não há nada melhor que chegar em casa e tomar um banho relaxante para renovar as energias e se preparar para o merecido descanso.

No entanto, para que esse momento seja perfeito, é indispensável ter uma toalha de banho limpa, macia e cheirosa para se enxugar.     

Aliados inseparáveis do momento pós-banho, os modelos confeccionados em algodão proporcionam uma sensação agradável ao toque e são os mais indicados para o cotidiano.

Porém, as toalhas requerem alguns cuidados especiais para preservar a durabilidade, além de remover fungos, bactérias e gorduras corporais.

O ponto inicial para cuidar corretamente das toalhas de banho é entender que o excesso de amaciante não deixa a peça mais macia.

Pelo contrário, grandes quantidades dos produtos de lavagem podem deixar a toalha áspera. A seguir, veja algumas dicas de como preservar suas roupas de banho e mantê-las sempre conservadas.

Deixe a toalha secar completamente

É necessário que a toalha seque completamente antes de ser utilizada, pois o uso frequente da peça úmida pode acumular sujeiras e bactérias.

Além disso, não deixe de lavar as toalhas por longos períodos e evite que elas fiquem encardidas.

Caso isso aconteça, será preciso remover a sujeira antes de amaciá-la. Para isso, coloque-a de molho no bicarbonato. Esse produto remove as placas de resíduos sem agredir o tecido.

Coloque-a para secar no varal

O varal é o local ideal para colocar as toalhas para secar sem deixar nenhum tipo de cheiro desagradável. No entanto, isso só vale para os dias de sol, pois, em períodos úmidos, elas não secam totalmente e ainda recebem a umidade do tempo.

Ademais, vale ressaltar que, mesmo em climas ensolarados, o ideal é colocá-las para secar na sombra. 

Aplique vinagre durante a lavagem

Outra boa dica é aplicar o vinagre de álcool branco, que usamos em casa, no momento da lavagem, pois, assim como na limpeza de vidros, o ingrediente ajuda a limpar as fibras e remover o cheiro ruim.

A indicação é aplicar o produto em peças de tecido mais grosso e nunca em panos mais delicados, como a seda, por exemplo.

Na hora de lavar as toalhas na máquina, adicione um copo de vinagre no compartimento do amaciante e inicie a lavagem.

Enxágue-a sempre duas vezes

Para ter a certeza de que toda a sujeira foi removida completamente, enxágue a toalha duas vezes, pois, assim, ela ficará mais macia e com um cheiro bem agradável.

Se for possível, utilize a secadora

A secadora é uma excelente aliada para deixar as toalhas mais macias. Se você possui esse equipamento em casa, pode usá-lo com tranquilidade, pois, além de fazer bem às fibras, o processo de secagem automática vai deixar a toalha quentinha, pronta para o uso.

Não compartilhe sua toalha

Devido à proliferação de fungos, bactérias e gorduras corporais, não é recomendado compartilhar as toalhas de banho. Trata-se de um item de higiene pessoal individual, portanto, cada pessoa deve ter a sua.

Lave-a com frequência

Além disso, não é recomendado usar a mesma toalha mais de seis vezes seguidas, sem lavá-la. Portanto, tenha algumas toalhas reservadas para se enxugar enquanto as outras estiverem sendo lavadas.

Não passe a toalha

Passar o ferro na toalha não é uma boa ideia, pois o calor danifica as fibras do tecido, assim como ocorre por meio da exposição direta ao sol.

Guarde-a em um local arejado

Dobre as toalhas para guardá-las e escolha um guarda-roupa ou um armário bem arejado para armazená-las. Assim, você evita que as peças mofem.