Dicas para amenizar o desconforto durante o período menstrual

Dicas para amenizar o desconforto durante o período menstrual

Veja como aliviar sintomas da TPM e sensações esquisitas que podem surgir quando estiver menstruada

Tem coisas que a gente não conta nem para a melhor amiga. Algumas sensações que podem surgir durante o período menstrual estão entre elas.    

No entanto, é essencial deixar a vergonha de lado e conversar sobre as sensações e incômodos que sentimos.

A menstruação é um processo totalmente natural do corpo feminino e não há nada de errado em tentar entender um pouco melhor como o organismo funciona e, claro, o porquê de estar se sentindo assim.

Para se sentir melhor naqueles dias, comece com um banho bem quentinho assim que acordar, coloque uma calcinha menstrual confortável e tente notar a naturalidade do momento.

Veja também, a seguir, algumas dicas para minimizar qualquer sensação ruim que a menstruação possa trazer para o seu dia a dia.

Alterações gastrointestinais

Algumas mulheres relatam que o funcionamento do intestino muda nos dias anteriores à chegada da menstruação e, até no início do fluxo.

Para algumas, há constipação e, outras, vivenciam a diarreia. Para amenizar esse tipo de incômodo, é fundamental se atentar à alimentação.

Capriche na ingestão de fibras nos dias que antecedem a menstruação e tente beber muito mais água do que está acostumada.

Esses passos vão te ajudar a normalizar a função intestinal, trazendo bem-estar antes e durante a menstruação.

Irritabilidade

Alguns alimentos estimulantes como café, chá-preto, guaraná, açaí, refrigerante de cola e até chocolate podem colaborar com essa sensação.

Tente evitar esses alimentos alguns dias antes de menstruar ou modere o seu consumo.

Também é bom tentar se afastar das redes sociais e dos julgamentos que elas trazem consigo. Evite conflitos e tente ouvir mais do que falar para não se arrepender de atos impulsivos depois.

Cólica

Se ela for fraca, você pode tentar amenizar a dor com um chá relaxante, como capim cidreira, erva-doce, melissa e camomila, e/ou com compressas de água quente.

Se a dor for forte, você deve tomar um analgésico e deitar para esperar amenizar. Infelizmente, para algumas mulheres a dor é tão intensa que é preciso visitar o pronto-socorro para fazer medicação na veia.

A prática de atividades físicas nos dias que antecedem a menstruação tende a ajudar a prevenir e aliviar a cólica.

Invista nos exercícios mais relaxantes, como alongamento, ioga ou pilates e sinta a diferença na silhueta e na dor.

Descanse

A menstruação pode deixar a gente meio molenga e desanimada. É, novamente atribuímos a culpa à montanha-russa hormonal que acontece no corpo.

Caso seja possível, tente tirar um dia de folga para descansar o corpo e a mente. Durma até mais tarde, faça uma massagem e assista aquela série bacana na TV.

O descanso também é importante para o corpo e, às vezes, é tudo que você precisa para se sentir bem consigo mesma.

Alimentação balanceada

Priorize alimentos naturais e frescos como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Essa recomendação é útil durante o mês inteiro, mas deve ser intensificada na TPM.

Evite alimentos prontos, processados e ricos em açúcares, gorduras e sal. Troque o refrigerante e o álcool por água, chás e sucos naturais.

Pode parecer besteira, mas alguns alimentos podem desencadear inflamações no corpo e, com isso, pioram os incômodos da TPM.

Uma dieta pouco nutritiva vai propiciar maior inchaço, dores, alterações de humor e da função intestinal.

Experimente comer direitinho um mês inteiro e sinta a diferença refletida em todo o seu organismo!

Medicina integrativa

Para quem sofre de TPM intensa, a busca por alternativas na medicina é sempre bem-vinda.

A acupuntura, a fitoterapia e a homeopatia podem ser boas aliadas no tratamento dos desconfortos sentidos antes e durante a menstruação.

Converse com seu médico!  

Enfim… A menstruação é um processo totalmente natural do corpo feminino e o seu controle faz parte da saúde da mulher.

Não há nada de errado em tentar entender um pouco melhor como o organismo funciona e, claro, o porquê de estar se sentindo assim.