5 dicas para transformar a decoração da sua casa

Transforme sua casa com pouco esforço, espaço e orçamento. 

Decorar é uma das etapas mais divertidas em um processo de mudança, reforma ou construção de uma casa nova. É o momento em que nos engajamos com nossa criatividade e procuramos expressar nossos gostos através de novas cores, objetos e até mesmo cheiros.

Transformar a decoração da sua casa

A principal motivação para decorarmos nosso lar é deixá-lo com a nossa cara. Cada escolha conta: o modelo do armário, as cores da parede, vasos de plantas, pinturas e fotografias.

A verdade é que é impossível fazermos todas as grandes mudanças que queremos em nossa casa. Pode ser por falta de tempo, orçamento, espaço ou mesmo de criatividade. Muitas vezes acreditamos que o desejo de decoração não está alinhado às nossas possibilidades.

Contudo, pequenas mudanças podem ser transformadoras e, quando bem elaboradas, modificam completamente o ambiente.

Separamos, então, 6 dicas poderosas, baratas e adaptáveis para te ajudar a entender formas inusitadas e eficientes de mudar a decoração da sua casa. Inspire-se e mãos à obra.

Atenção aos aromas


Essa é uma dica controversa. Não podemos negar que o cheiro de uma casa altera completamente a experiência no ambiente. Os aromatizadores, frutos da criatividade de profissionais, podem ser usados a seu favor na hora de deixar seu lar mais agradável.

Existem diversas maneiras de incorporar aromas ao seu projeto de decoração. Quem prefere aromas naturais, por exemplo, deve focar em plantas aromáticas (flores e ervas).

Uma dica importante é ajustar a escolha do aroma à função do espaço em que ele será colocado. Temperos, por exemplo, caem bem na cozinha e na sala de jantar. Já as flores podem ser incorporadas a ambientes como os quartos e a sala de estar. Além disso, pode-se investir em incensos e aromatizadores. A única regra é usar a criatividade.

Leve a natureza para dentro de casa


Essa dica anda de mãos dadas com a primeira. Aqueles que escolhem as flores e plantas em geral não devem se esquecer, é claro, do aspecto visual. Elas embelezam o nosso lar e trazem um pouquinho da natureza para o ambiente doméstico.

Nesse caso, é sempre bom se atentar a quais plantas se adaptam melhor ao ambiente e sua rotina. Quem fica pouco em casa, por exemplo, pode investir em cactos e suculentas, uma vez que elas exigem menos cuidados. Aqueles que têm crianças e pets devem se informar sobre a toxicidade das plantas que adquirem.

Pinte uma parede da sala


Uma estratégia clássica e muito eficiente para quem está com o orçamento curto ou dispõe de pouco espaço. Acredite ou não: a presença de uma nova cor em um ambiente já conhecido altera por completo a decoração do cômodo. Isso vale para qualquer ambiente da casa.

Dê atenção ao poder das cores. As muito fortes, por exemplo, devem ser evitadas em ambientes de descanso, como os quartos. Aos ambientes de convívio social, por outro lado, elas podem levar bastante dinamicidade.

Vire o tapete


Muitos modelos de tapetes têm suas tramas com as cores invertidas na parte inferior, o que pode ser usado ao seu favor. Nossa quarta e simples dica é que você confira se esse é o caso de sua tapeçaria. Caso seja, é só virar e curtir a sutil novidade.

A mesma padronagem, mas com cores diferentes, vai renovar o espaço com um gesto bem simples. Ainda é possível que você comece a utilizar um lado do tapete bem mais conservado.

Menos é mais


Se engana quem pensa que decorar a casa é simplesmente adicionar objetos queridos. Isso é bastante importante, mas a quantidade e disposição no espaço também mostram de que maneira a composição final da decoração impactará o aspecto visual da casa.

Nessas horas, muitas vezes, menos é mais. Nossa dica é que você faça uma raio-x em sua casa: organize em caixas tudo que não tenha uso ou não faça mais sentido para você. Feito isso, o trabalho pode ser finalizado com uma boa ação, caso decida doar os objetos. Alguns poderão até ser colocados à venda.

O espaço menos carregado traz mais clareza ao ambiente e permite que você perceba detalhes que antes não tinham destaque.
Postagem Anterior Próxima Postagem