Vai montar um closet? Veja dicas para criar o espaço ideal

Confira algumas sugestões de como criar um ambiente perfeito para um closet funcional.

Vai montar um closet

Ter um closet organizado e funcional certamente é o sonho de muitas pessoas, afinal, quem nunca desejou ter um cômodo inteiramente reservado para armazenar roupas, objetos pessoais e ainda se arrumar?

Caso o espaço disponível para montar o closet seja pequeno, uma dica é aproveitar as áreas verticais. No entanto, se o ambiente for maior, a grande preocupação costuma ser a decoração. Por isso, a sugestão é apostar em uma penteadeira com espelho que, além de funcional, é linda.

Como montar um closet organizado e funcional?


Após determinar em que cômodo da casa o closet será montado, o próximo passo é definir o modelo que melhor pode comportar seus pertences. Há diversas opções de projetos: armários fechados ou abertos, vários espelhos, inúmeras prateleiras ou apenas araras, estilo moderno ou clássico, entre outros.

Conforme já mencionado, se a área escolhida para o closet for pequena, a melhor solução é apostar em espaços verticais, fazendo uso de prateleiras e gaveteiros. Além disso, uma versão totalmente aberta, sem portas e com bastantes espelhos costuma ser uma boa opção, visto que assim o espaço interno é ampliado.

Já se o closet for mais amplo, você pode priorizar o conforto ao apostar em sofás, pufes e em uma penteadeira camarim, pois, além de aconchego, esses itens trazem beleza e elegância ao ambiente.

Como reservar um bom espaço para o closet?


Primeiramente, será necessário medir o cômodo ou a área do quarto reservada para o closet, de forma que a circulação não seja prejudicada. Além disso, no cálculo, deve ser considerado que cabideiros e prateleiras têm entre 55 cm e 65 cm de profundidade, enquanto a parte reservada para os sapatos requer ao menos 45 cm.

Também é importante atentar-se à circulação interna. Será preciso ao menos 80 cm de largura livre para que você consiga se movimentar dentro do closet de maneira confortável. E não esqueça de considerar as opções de layout, com armários em L ou acompanhando as paredes.

A partir de todas essas informações, uma sugestão é delimitar um espaço no piso com fita crepe para ter uma noção da área que o closet ocupará e, com isso, analisar se o formato é adequado. Se você transformar uma parte do seu quarto em closet e tiver uma cama king size, por exemplo, há risco de o cômodo ficar com pouco espaço. Nesse cenário, para ajudar você a tomar a melhor decisão, consultar um especialista ou até mesmo uma empresa especializada em móveis planejados pode ser a melhor alternativa.

Caso receba o aval do profissional, prefira montar o closet em um espaço que não tenha janelas, a fim de preservar a insolação e a ventilação no restante do ambiente, evitando que o sol danifique suas roupas. Por outro lado, será preciso ter uma boa iluminação interna, de preferência com lâmpadas frias, que retratam melhor as cores das roupas. Por fim, opte por uma divisória que seja o mais estreita possível, para que o espaço disponível não seja ainda mais comprometido.

Quais são as vantagens de ter um closet?


Não importa se é grande ou pequeno: ter um espaço idealizado exclusivamente para se arrumar é um privilégio. Além da facilidade de encontrar as peças, de acordo com a qualidade do projeto, o closet pode deixar sua casa ainda mais elegante. Entretanto, o mais interessante é que, independentemente de você possuir um ambiente amplo ou um cômodo extra para montá-lo, é possível adaptá-lo ao espaço disponível.

Também vale ressaltar que ele ajuda a ter mais espaço no quarto, por suprir a necessidade de cômoda, guarda-roupa, sapateira, etc. Com isso, o espaço que seria ocupado por esses móveis pode ser destinado para uma cama maior, outros móveis ou até mesmo itens decorativos.
Postagem Anterior Próxima Postagem