Viajar é bom para o desenvolvimento das crianças. Saiba mais

Entenda de que forma as viagens impactam no desenvolvimento infantil.
Viajar é bom para o desenvolvimento das crianças

Viajar com crianças não é nada fácil, sobretudo as menores. No entanto, de acordo com especialistas, as viagens podem trazer benefícios importantes para o desenvolvimento dos pequenos, compensando esse esforço.

Ainda que ir para longe e vivenciar novas culturas seja uma experiência fantástica, visitar parques e resorts, passear pelo próprio bairro ou caminhar no condomínio também é válido.

Contudo, além das viagens ampliarem o mundo das crianças (e de qualquer pessoa), elas também ensinam os pequenos a respeitar diferenças culturais e as torna mais flexíveis em situações de mudança. Portanto, sempre que possível, apresente novos lugares para seus filhos.

Benefícios das viagens para as crianças

Quando você pensa em viagens que fez durante a sua infância, provavelmente o que vem à sua memória são os momentos felizes, as experiências vividas e as pessoas que estavam ao seu lado.

Isso significa que o local, apesar de ser importante, não é o ponto principal. O que marca de verdade são os sentimentos, as emoções e as lições aprendidas.

Abaixo, veja alguns dos benefícios que viajar traz para o desenvolvimento infantil.

Fortalece as relações

Geralmente, durante as viagens, as crianças aprendem sobre a importância dos relacionamentos e criam um forte laço com seus familiares, principalmente nos primeiros anos de vida.

Contribui para o aprendizado

O desenvolvimento do cérebro se dá mais rapidamente nos primeiros cinco anos de vida, porém, independentemente disso, ensinar como as crianças devem se comportar enquanto cidadãos garante que o aprendizado seja permanente e as viagens são uma ótima oportunidade para colocar esses ensinamentos em prática.

Capacidade de adaptação

Quando as crianças retornam de uma viagem para casa, as experiências vivenciadas podem ajudar na escola. Isso se deve ao fato delas voltarem mais propensas a conhecer coisas novas e terem um receio menor com cenários e pessoas que não fazem parte do convívio delas.

Desenvolvimento da linguagem

A viagem pode trazer benefícios até mesmo para bebês pequenos, a partir dos seis meses, por exemplo. É comprovado que nessa fase, os pequenos percebem os sons de maneira diferente em relação à linguagem. Logo, inserir sons distintos fará com que eles tenham mais facilidade com seu próprio idioma no futuro.

Prepare seus filhos antes da viagem

Apesar de todos os benefícios, é imprescindível preparar seus filhos antes da viagem, conversando sobre as situações que eles estão prestes a vivenciar.

Além disso, caso você note algum tipo de nervosismo por parte dos pequenos em relação à viagem, leve o brinquedo preferido deles para o avião ou meio de transporte que será utilizado.

Entretanto, apesar disso, fique tranquilo! Biologicamente, as crianças já tendem a ser bem mais flexíveis a novas situações do que os pais.

Passear pela vizinhança também ajuda

Sem dúvida alguma viajar para Paris e passar um tempo na Torre Eiffel ou ir para Veneza e conhecer o Grande Canal é maravilhoso, porém, como já foi dito acima, para as crianças o que importa de fato são as experiências e não os lugares.

Caminhar pela vizinhança com o seu filho já é importante para o desenvolvimento dele, afinal, vocês verão vendedores locais, lojas e pessoas em geral, o que já é ótimo para a criança, visto que ela terá uma visão real de como funciona o mundo exterior.

Brincar com outras crianças é importante

Por fim, deixar seus filhos brincarem com outras crianças da mesma idade, mesmo que elas falem outra língua, sem dúvida alguma ajuda bastante no desenvolvimento deles, pois durante as brincadeiras eles irão aprender e encontrar formas de se comunicar, além de ter a consciência de que nem todos falam o mesmo idioma.