dicas para fazer uma viagem segura e tranquila

9 dicas para fazer uma viagem segura e tranquila

Para ter uma viagem tranquila e segura, alguns procedimentos são necessários, desde cuidados em planejar tudo com antecedência até seguro viagem e outros itens que deixam qualquer viajante mais tranquilo para curtir as férias.

Seja uma viagem curta, de até 3 dias, ou mais longa, você precisa se organizar para não esquecer de nada e levar tudo que precisa para aproveitar esses dias com maior tranquilidade. Contudo, às vezes parece complicado definir quais são as prioridades e itens que são importantes levar e evitar transtornos e até perder algum dia por falta de organização.

Quer ter uma viagem segura e curtir melhor as suas férias? Então, confira nossas 9 dicas.

1. Viagem segura: confira informações do destino

Saber mais sobre o destino da viagem é importante, muitas pessoas esquecem de verificar informações que fazem toda a diferença na hora de viajar.

Saber mais sobre o lugar que pretende conhecer vai permitir que você programe melhor a viagem, a quantidade de dias necessários para visitar todos os pontos turísticos que deseja, saber sobre o clima e os melhores meses para curtir o local.

2. Realize o planejamento do percurso

Fazer o planejamento do percurso é essencial para uma viagem segura e mais tranquila. Para isso, é necessário verificar os pontos mais importantes de uma viagem, como:

  • Passagens
  • Reserva da hospedagem
  • Instruções do percurso para chegar a locadora de carros
  • Local de aluguel do carro e o comprovante de locação
  • Reservas em restaurantes e outros passeios
  • Instruções do percurso para chegar a hospedagem
  • Instruções do percurso para chegar aos aeroportos de embarque e desembarque, na ida e na volta da viagem

Se vai utilizar transporte público para ir até a sua hospedagem, é necessário verificar horários, itinerário, valores, pontos de embarque e desembarque.

3. Deixe o carro ou passagens em ordem

Uma dica importante para uma viagem segura é deixar o carro ou as passagens em ordem. Se tem um imprevisto que nenhum viajante quer ter é problema com o carro na hora de sair para viajar ou com as passagens.

Por isso, é essencial deixar as passagens e o carro em ordem para viajar. Deixar para última hora pode causar muitos problemas, estresse desnecessário e, em alguns casos, até perder a viagem por não deixar o carro ou verificar as passagens e deixá-las em ordem.

Verifique o aeroporto de embarque e desembarque, peso permitido da bagagem, portão de embarque, horários. Lembre-se que imprevistos podem ocorrer no caminho, por isso saia cedo de casa.

4. Faça a reserva de hospedagem

A reserva da hospedagem também garante uma viagem segura, verifique as melhores conforme o seu estilo de viagem, necessidade, orçamento e outras exigências.

Se quiser economizar, os hostels é uma boa opção de hospedagem, já que ele possui quartos compartilhados com preços bem mais acessíveis que os hotéis. Se prefere mais privacidade e espaço, a locação de uma casa ou apartamento também pode ser uma boa opção, além de ter a vantagem de poder cozinhar e economizar com as refeições fora de casa.

5. Organize a bagagem

A parte que muitas pessoas têm receio, sem dúvida, é a hora de organizar a bagagem. Algumas por não saberem o que devem levar, e outras por quererem levar itens em excesso. Para evitar isso, é necessário um planejamento das peças necessárias durante a viagem.

Opte por peças leves que não ocupam tanto espaço na bagagem, algumas roupas são específicas para frio, por exemplo, muitas delas são compactas, não ocupam muito espaço, mas protegem do frio.

Tente levar mais peças neutras, que podem ser combinadas mais facilmente que as coloridas. Escolha alguns acessórios e os calçados que são imprescindíveis na sua viagem, mas nada de excesso.

Para ter uma viagem segura, não esqueça de utilizar proteção nas malas, algumas lojas vendem acessórios específicos para isso.

6. Não esqueça da medicação

Se você utiliza medicação recorrente ou quer levar remédios em caso de imprevistos, como dor de cabeça, cólicas, enjoos, não se esqueça de separar antes da viagem seus remédios.

Coloque também na bagagem a receita médica, pois para alguns destinos, ela pode ser solicitada pela imigração e tenha uma viagem segura.

7. Leve todos os contatos importantes

Ter o contato de todas as empresas e pessoas importantes é imprescindível, seja do médico para verificar informações sobre medicação utilizada, ou do seguro viagem para dúvidas e utilização do serviço, e também de familiares e amigos para manter contato e até para imprevistos que possam surgir.

8. Separe a documentação necessária

Mesmo que a sua viagem for para um destino dentro do Brasil, você precisa separar a documentação necessária com antecedência. Para viajar de avião doméstico, a documentação exigida em voos é padrão, como RG, CNH ou outro documento especificado pela companhia aérea.

Viagens internacionais precisam de maior atenção, por isso verifique as exigências dos países que vai visitar e deixe tudo preparado para sua viagem. Alguns países não exigem passaporte – os que fazem parte do Mercosul. Já em outros países o passaporte é necessário, e em alguns é necessário solicitar visto de turismo, como os Estados Unidos, por exemplo.

Não se esqueça de verificar as exigências de vacina, alguns solicitam a de febre amarela, entre outras. Por isso, é necessário se informar com bastante antecedência e ter uma viagem segura.

9. Contrate um seguro viagem

Para uma viagem segura e mais tranquila, siga as nossas dicas e não deixe de verificar todos esses itens com bastante antecedência para você só se preocupar em curtir muito as suas férias.

Além disso, se a sua viagem for para países da Europa, como os que fazem parte do Espaço Schengen, o seguro viagem é obrigatório para a entrada. O valor da cobertura do seguro também deve ser compatível com o solicitado, que neste momento é de 30 mil euros, no mínimo.

Algumas das coberturas oferecidas pelo seguro viagem:

  • Indenização por extravio de bagagem
  • Repatriação do corpo em caso de morte
  • Funeral
  • Atendimentos médicos de urgência e emergência
  • Internação

O seguro viagem possui coberturas diversas, você pode adquirir um que tenha as que mais necessita e adicionais que achar importante.

Agora que você já sabe os pontos indispensáveis para ter uma viagem segura, siga as nossas dicas e aproveite suas férias.