people analytics

People Analytics: descubra o que é e quais são as vantagens de aplicar este método na sua empresa

Conheça tudo sobre o método People Analytics e saiba como esta abordagem pode ser útil para o aprimoramento da dinâmica de trabalho do RH.

Toda companhia séria precisa contar com um departamento de Recursos Humanos comprometido com o trabalho desenvolvido junto à equipe de funcionários que compõem o quadro da empresa. 

Dessa forma, o trabalho do gestor de RH é fundamental para que uma empresa funcione adequadamente e se consolide no mercado.

Nesse sentido, o People Analytics configura-se como uma tecnologia em RH que auxilia os gestores a potencializarem a sua gestão, alcançando resultados ainda mais satisfatórios e explorando todo o potencial dos profissionais vinculados à organização. 

Além disso, esse método diminui o turnover e aumenta a satisfação dos funcionários contratados. Confira mais sobre ele abaixo e saiba como aplicá-lo na sua companhia.

O que é o método People Analytics?

O People Analytics, que traduzido para o português significa análise de pessoas, é um método que baseia-se, primordialmente, no recolhimento de dados, bem como na organização e análise destes. 

Um dos objetivos desta coleta, que é essencialmente aplicada à gestão de pessoas, é visualizar de forma mais ampla e estratégica a atuação de cada funcionário em uma empresa.

Além disso, o People Analytics visa auxiliar os gestores no que diz respeito às decisões tomadas sobre os profissionais da empresa, partindo da coleta e da organização dos dados que correspondem a eles. 

Com base nesta premissa, é possível identificar funcionários que se destacam, bem como detectar possíveis fragilidades, como baixa produtividade, elevado índice de rotatividade, contrariedade, pouco engajamento, entre outros impasses.

Como ocorre o processo do People Analytics?

O método People Analytics estrutura-se em algumas etapas extremamente necessárias para o sucesso da implementação desta metodologia. São elas:

1. Coleta

Como mencionamos anteriormente, o People Analytics fundamenta-se na coleta de dados, portanto, esta é a primeira etapa do processo. As informações podem ser recolhidas, inicialmente, dos documentos arquivados na empresa, como o registro do ponto, a folha de pagamento, os indicadores de produtividade, entre outros arquivos.

Contudo, a coleta de dados não deve limitar-se somente aos registros contidos na empresa. Os gestores também podem consultar as redes sociais dos funcionários e ter bons diálogos com a sua equipe a fim de compreender suas expectativas, objetivos e fragilidades, por exemplo. 

2. Cálculo

Uma vez que a coleta foi realizada, o próximo passo é calcular, de forma analítica, os dados levantados. A variação dos dados coletados amplia as alternativas de análise, sendo possível realizar o método mais adequado para cada tipo de informação. 

Esta etapa do processo revela as respostas para todos os questionamentos inicialmente feitos. Elas se estruturam de forma clara e coesa, facilitando consideravelmente a etapa posterior, que é a análise das informações elencadas.

3. Análise 

A análise é uma das etapas mais importantes do processo de People Analytics, pois é a partir do resultado dela que decisões serão tomadas e estratégias serão planejadas. 

Já que o estudo das informações levantadas permite uma visão ampla acerca das fragilidades e potencialidades da empresa, o que permite a correção dos problemas e o fortalecimento das ações que já têm dado certo.

4. Modelagem

A modelagem, por fim, é a relação de todos os dados e índices recolhidos nas etapas anteriores. Ela é fundamental para que seja desenhado um quadro avaliativo de todas as informações do funcionário, como a escolaridade, o tempo de serviço na empresa, as promoções recebidas por ele, etc, e como essas informações se relacionam.

Esta etapa viabiliza a criação de campanhas internas e programas de incentivo direcionados aos funcionários, a fim de motivá-los e conscientizá-los, dependendo das informações obtidas através da modelagem.

Os benefícios do método People Analytics

Se aplicada adequadamente, a metodologia People Analytics assegura muitos benefícios à empresa. Este método oferece grandes vantagens, como as que pontuamos a seguir.

Identificar o que motiva os funcionários

Baseando na análise do perfil dos funcionários, é possível descobrir o que os motiva, o que pode potencializar a sua produção e fazer com que ele esteja ainda mais engajado com o trabalho desenvolvido na empresa. Entendendo bem estes aspectos, a gestão de RH pode alinhar os processos aos funcionários e eliminar possíveis elementos que estejam impactando negativamente a equipe.

Realizar contratações assertivas

Além de auxiliar o gestor de RH a traçar estratégias direcionadas aos profissionais já atuantes na empresa, o People Analytics também orienta o gestor a realizar contratações inteligentes, selecionando para o quadro da empresa profissionais que possuem um perfil alinhado ao que a empresa requer. 

Tomar decisões estratégicas

A abordagem do People Analytics propicia a tomada de decisões mais precisas e estratégicas, haja vista que o cruzamento de dados fornece à empresa todas as informações necessárias para que ela possa orquestrar todas as mudanças necessárias necessárias e impulsionar o desenvolvimento e a produtividade da empresa.

Medir o desempenho da equipe

Por último, mas não menos importante, uma das grandes vantagens do método People Analytics é a potencialização do desempenho da equipe. 

Uma vez aplicada, a metodologia pode transformar os funcionários da empresa em profissionais de alta performance, pois ela possibilita o conhecimento do gestor acerca de sua equipe e, assim, ele poderá desenvolver um trabalho de fortalecimento e aperfeiçoamento dos funcionários.

Como implementar o People Analytics no RH da empresa?

A implementação do People Analytics no RH envolve escolher um software que atenda bem às demandas da empresa, treinar adequadamente os profissionais que compõem o quadro de funcionários, determinar um objetivo sólido e alcançável e, finalmente, definir métricas e indicadores. 

Seguindo estas orientações, o People Analytics será implementado adequadamente na empresa, o que certamente culminará em bons resultados.

Agora que você entendeu como funciona a metodologia People Analytics, não deixe de colocá-la em prática na sua empresa.