4 profissões remotas que você pode aderir

Que tal trabalhar longe da empresa e com liberdade geográfica?

Não chega a ser novidade para ninguém que uma das medidas adotadas para manter o distanciamento social e impedir o avanço da pandemia do novo coronavírus foi a adoção do modelo de trabalho em casa que se tornou uma realidade permanente para muitos brasileiros.

Então, alguns preferem o ambiente profissional, outros tantos trabalhadores amam o modelo de atuação remota, isso antes mesmo da pandemia.

Segundo um levantamento realizado pela Owl Labs em 2019, embora quem trabalhe de casa acabe trabalhando mais, 71% dos entrevistados afirmaram estarem felizes com seus empregos e com o modelo adotado.

Esse mesmo percentual caiu para 50% entre profissionais que não faziam home office.

No entanto, outra realizada também preocupa muitas pessoas, a volta do trabalho presencial. Felizmente existem diversas empresas que adotaram o modelo como base das suas atuações, também há uma predominância entre os freelancers e para alguns profissionais liberais.

Se você deseja trabalhar em casa, mas não sabe em qual vaga se encaixar, confira abaixo algumas opções:

Jornalista e redator

Produzir textos, escrever roteiros, realizar entrevistas e até mesmo investigações podem ser realizadas de maneira remota, por isso o jornalismo é uma das principais áreas de atuação para quem deseja trabalhar em casa.

Enquanto existem diversas empresas que oferecem vagas CLT, também há uma série de oportunidades atuando como freelancer, seja atendendo uma demanda jornalística, atuando como redator para alguma agência de publicidade ou até mesmo encontrar alguns clientes fixos.

Atendente de call-center

Muitas empresas de call-center passaram a adotar o modelo remoto em suas atuações, oferecendo uma série de benefícios para os seus colaboradores permanecerem trabalhando em casa.

É válido salientar que além de atender telefone também existem outros canais de relacionamento possíveis, como via e-mail, redes sociais, aplicativos, dentre outros, conveniente para a atuação remota. 

Criador de conteúdo em vídeo

Essa é aquela famosa empreitada de Youtuber, dado que muitas pessoas conseguem sim extrair lucro da plataforma, basta dedicação, regularidade e manter uma boa comunidade, pois um público engajado é capaz de manter um canal mesmo que com poucas visualizações.

É sempre bom salientar que não são necessários grandes investimentos iniciais, muitas vezes um smartphone é minimamente apto para realizar a captura de imagem e som, enquanto é possível também utilizar um editor de video para youtube online, onde não há a necessidade de contar com um computador robusto.

Profissionais de TI

A área de tecnologia da informação é o segmento com o maior número de oportunidades para quem deseja trabalhar em casa, se valendo da tecnologia para criar soluções e prestar atendimento mesmo à distância.

Como existem diversas vagas distintas na TI, também são muitos setores que necessitam de uma atuação presencial, por isso, é importante se atentar ao caminho escolhido na hora de se profissionalizar.

Agora que você já tem um apanhado de algumas profissões remotas, não deixe de conferir o nosso artigo com dicas para manter a produtividade trabalhando em casa, ideal para quem deseja adotar ou já atua no modelo home office.

profissões remotas que você pode aderir