Auditoria hospitalar, saiba o que é e como ela impacta na otimização de processos

A auditoria hospitalar é fundamental quando se fala em identificar se a instituição está alcançando todos os níveis de qualidade, a fim de oferecer um bom atendimento.

Isso acontece pelo fato de que é necessário contar com bons processos, ferramentas e soluções healthcare para que as atividades na entidade sejam desenvolvidas do melhor modo possível.

Além dos benefícios aos pacientes, a auditoria hospitalar também busca garantir que normas e regulamentos sejam cumpridos corretamente.

Para isso, no decorrer do levantamento dos dados, são averiguados processos e documentos, os quais têm o objetivo de garantir a conformidade dos atos.

Como consequência, a auditoria é capaz de identificar pontos falhos para, dessa forma, propor soluções como meio de tornar mais eficiente o serviço prestado pelo hospital.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba mais sobre a importância da auditoria hospitalar. Continue lendo!

Afinal, o que é auditoria hospitalar?

A auditoria hospitalar é uma análise que agrupa o conjunto de avaliações relacionadas à eficiência de processos e trabalhos de um hospital.

Essa auditoria tem como foco gerar informações relevantes para demonstrar qual a melhor maneira de atuar nas estratégias e necessidades específicas.

Esse processo pode ser feito de forma periódica ou de modo contínuo, uma vez que muitas são as razões para a sua realização. Elas podem ser desde a obtenção de certificado de qualidade até a otimização de procedimentos dentro da instituição.

A auditoria ajuda a gestão hospitalar a ter melhor controle sobre as operações efetuadas em equipamentos de saúde, por exemplo, a fim de garantir que tudo esteja conforme os objetivos do hospital.

Há diferentes tipos de autoria hospitalar e cada um conta com finalidades únicas. Veja, a seguir, quais são eles.

Auditoria preventiva

A auditoria preventiva é realizada por meio de uma fiscalização antes que falhas ocorram. Normalmente, é feita pelos próprios profissionais de saúde, visto que exige participação do segmento de liberação de procedimentos ou guias de convênios.

Ou seja, trata-se de uma auditoria fundamental para garantir que qualquer problema seja minimizado no âmbito hospitalar.

Auditoria operacional

A auditoria operacional é comum no cotidiano de trabalho hospitalar. Sua função é averiguar equipamentos de saúde por se tratar de fiscalização de atividades diárias.

Sendo assim, o auditor deve ter contato direto com os profissionais, analisar históricos de pacientes internados, monitorar a liberação de medicamentos etc.

Auditoria analítica

Esse tipo de auditoria busca analisar os relatórios referentes às duas auditorias anteriores, comparando, por exemplo, os indicadores de gestão.

Aqui, é preciso ter uma atenção especial nos indicadores de gerenciamento dos recursos organizacionais. Para isso, o auditor necessita ter entendimento sobre métricas de saúde e administração.

Qual a importância da auditoria hospitalar?

Ela é uma maneira de melhorar a gestão e se baseia em informações concretas e objetivas. Ou seja, trata-se de um modo de compreender os pontos fortes e fracos que precisam ser otimizados, além de analisar as contas hospitalares.

Você deve entender também que essa é uma forma de identificar potenciais falhas e saber em que lugar se encontram os principais problemas da instituição. Sendo assim, fica mais simples determinar o que deve ser priorizado e quais são os impactos de cada ação.

Outro ponto interessante da auditoria é que ela ajuda na diminuição de custos, melhoria da lucratividade, evita desperdícios e é capaz de diferenciar a experiência do paciente. Então, a auditoria hospitalar é uma ferramenta importante na gestão de um hospital.

De qual modo a instituição pode se preparar para a auditoria?

Depois de compreender mais sobre o que é e qual a importância da auditoria hospitalar, veja como implementar medidas para cumprir todos os requisitos necessários.

Isso vai ajudar a instituição a alcançar excelentes resultados e, desse modo, aproveitar as vantagens proporcionadas por esse processo.

Identificação dos critérios a serem avaliados

A elaboração de um planejamento coerente é fundamental para passar pela auditoria. É indicado começar entendendo quais são as questões que serão analisadas e os critérios que serão aplicados.

Isso vai viabilizar a compreensão de quais sãos os pontos importantes e que, de fato, vão apontar ao sucesso.

Realização de mapeamento e alinhamento de processos internos

Outro ponto importante a se observar é realizar um mapeamento de todas as fases não abrangidas.

Assim, veja como elas se relacionam, quais impactos causam e quais são as expectativas. Após isso, faça modificações de modo a padronizar e alinhar os processos.

Desenvolver atividades com consciência é essencial e necessário para proporcionar uma boa impressão na auditoria hospitalar.

Capacitação de colaboradores

Treinar os colaboradores é preciso, considerando que eles necessitam estar preparados para superar novas demandas relacionadas aos processos.

Essas transformações vão se tornar bem mais simples de serem cumpridas por meio da capacitação.

Assim, contribua para que todos entendam e saibam quais são as normas e padrões. Realize testes até que tudo esteja conforme às expectativas, entre outras ações importantes para otimizar a performance.

Uso de resultados para projetar as próximas estratégias

Depois de receber os resultados da auditoria hospitalar, é interessante aproveitar os dados que terá em mãos para criar novas estratégias.

Elas devem ser capazes de otimizar os pontos que estão desalinhados e, desse modo, conquistar os melhores resultados possíveis.

Quais os principais benefícios da auditoria hospitalar?

A auditoria hospitalar tem o objetivo de diminuir os custos e viabilizar a utilização consciente dos recursos que estão disponíveis no hospital.

Vários são os pontos positivos desse procedimento e que são essenciais para o bom andamento das atividades:

  • Auxílio no crescimento financeiro sustentável;
  • Identificação e correção de falhas nas tarefas e processos;
  • Estímulo na participação ativa da sua equipe;
  • Melhoria no atendimento ao paciente;
  • Viabilização de avaliação de serviços prestados.

Com isso, é possível perceber a importância da auditoria e como esse processo busca otimizar a qualidade do atendimento e bem estar dos pacientes.

Como você pôde perceber, a auditoria hospitalar é fundamental para que todos os procedimentos corram bem e para identificar oportunidades de otimização.

Para isso, é importante contar com o apoio da tecnologia, uma vez que você encontra no mercado excelentes soluções que ajudam instituições de saúde a oferecerem um melhor atendimento.

Auditoria hospitalar