7 Hábitos saudáveis que irão melhorar a sua qualidade de vida

A maioria das pessoas sabe quais são os principais hábitos saudáveis que precisamos ter diariamente para melhor qualidade de vida. Porém, é muito comum também que sempre os deixemos para depois, ou ainda só lembremos deles em momentos de maior carga de estresse. Seja pela correria do dia a dia, pela realização repetitiva do trabalho ou até mesmo por tarefas obrigatórias que nos consome grandes desgastes físicos ou psicológicos.

Não manter uma rotina de hábitos saudáveis gera um fluxo negativo que, em pouco tempo, prejudica nosso rendimento. Por isso, preparamos um artigo sobre os 7 principais hábitos que irão proporcionar mais saúde e ajudarão, inclusive, a combater quadros de insônia, doenças físicas, ansiedade e outros. Confira conosco e boa leitura!

1 – Tomar chá precisa estar entre os hábitos saudáveis de qualquer pessoa

Para começar, é importante explicar que há pesquisas que mostram que as pessoas que bebem chás diariamente possuem 20% menos risco de desenvolver doenças cardíacas. Além disso, há cerca de 22% menos chance de desenvolver problemas cardiovasculares ou mesmo sofrer um derrame. Isso porque as propriedades terapêuticas das principais ervas utilizadas para a infusão possuem antioxidantes e outras vitaminas e sais minerais importantes para o organismo.

Também é preciso considerar que, dentre os hábitos saudáveis, a ingestão de chá costuma vir acompanhada de uma certa socialização com outras pessoas. Ou seja, além do cuidado físico, há uma rotina que permite maior interação e auxilia em quadros de depressão.

2 – Beber água é fundamental para a saúde

A segunda dica parece óbvia, mas precisa ser relembrada apenas porque a maior parte da população não ingere o mínimo necessário de água para o corpo funcionar de maneira adequada. Ou seja, quando afirmamos que beber água é um dos hábitos saudáveis mais importantes, estamos falando de algo simples e efetivo que ajuda o cérebro a funcionar melhor e é capaz de:

  • Controlar a pressão arterial e o transporte de nutrientes
  • Prevenir cãibras;
  • Proteger o coração;
  • Aumentar a resistência física e a absorção de vitaminas pelo organismo;
  • Melhorar o funcionamento gastrointestinal.

Por isso, o ideal é o consumo de 2 a 3 litros de água por dia, preferencialmente com um intervalo máximo de 1 hora.

3 – Alongamentos realizados ao longo do dia

Se falamos sobre dois hábitos saudáveis que se relacionam com a ingestão, a primeira dica física não é sobre exercícios. E sim sobre manter o corpo com a circulação e outras funções regulares. Em outras palavras, o alongamento ao longo do dia é essencial para quem quer evitar problemas da coluna, dores e fadiga muscular.

Devido aos diversos trabalhos que oferecem tarefas repetitivas, muitas delas, à frente do computador, é habitual que as pessoas se esqueçam de pausas regulares para o alongamento.

Entretanto, o acúmulo de tempo sem se locomover, pode ser perigoso. Por isso, o ideal é uma pausa de cerca de 5 minutos a cada 30 minutos sentado, seja para mexer os dedos, descer ou subir escadas, esticar as pernas e braços ou mesmo movimentar a cintura.

4 – Hábitos saudáveis exige uma alimentação balanceada

Muita gente associa alimentação balanceada a uma dieta cheia de restrições. E isso não é verdade. Quando se fala em comer bem como um dos principais hábitos saudáveis, o foco é sobre a capacidade de variar e diversificar os alimentos que ingerimos.

De modo geral, é muito importante esse controle, uma vez que a maioria das pessoas que trabalham fora costumam ter maus hábitos alimentares.

Por isso, não se esqueça: o ideal é nunca pular refeições, sempre tomar um café da manhã reforçado e se alimentar com pequenas porções ao longo do dia. Dessa forma, será muito mais fácil manter o humor regular, ter mais energia e, claro, qualidade de vida.

5 – É preciso ter qualidade de sono para ter qualidade de vida

A insônia e demais problemas relacionados à incapacidade de ter um boa noite de sono são extremamente prejudiciais para quem pretende apostar em hábitos saudáveis. Por isso, não pode ser desconsiderada.

Há casos em que a falta de sono frequente precisa de auxílio profissional de um médico, mas também há situações em que hábitos diários podem ajudar quem deseja dormir bem. Por exemplo, ambientes confortáveis, com pouca iluminação, sem barulhos e a pausa no uso de dispositivos eletrônicos até meia hora antes de deitar.

Dormir bem fortalece o sistema imunológico, controla as emoções e a memória e reduz drasticamente o risco de doenças graves como câncer ou derrame cerebral.

6 – Coloque a prática de exercícios na lista dos hábitos saudáveis

Não é possível falar em hábitos saudáveis sem falar na prática regular de exercícios físicos. Mas quando reforçamos essa máxima, é preciso analisar que mesmo exercícios de baixo impacto como caminhadas ou andar de bicicleta estão incluídos nesta lista. Isso porque, em diferentes níveis, todos eles ajudam na descarga de adrenalina do corpo.

Para aqueles que têm dificuldades em começar práticas de exercícios físicos, a dica é descobrir o que realmente gosta. E porque não, inserir em sua rotina diária, nunca se esquecendo do uso de roupas leves e confortáveis e, sempre que possível, um horário dedicado a isso.

7 – Tenha um tempo para lazer ou diversão

Tão importante quanto todos os itens acima para ter hábitos saudáveis no dia a dia, é conseguir encaixar uma pausa em todas as atividades e afazeres. Ou seja, é preciso também um tempo dedicado a se fazer o que gosta, sem compromisso com o relógio.

Por exemplo, assistir um filme, ler um livro, meditar, almoçar fora com a família ou amigos, enfim, curtir intervalos entre as tarefas do dia a dia. Dessa forma, você terá maior qualidade de vida e certamente será mais produtivo para realizar seu trabalho ou estudo.

Por isso, não esqueça de incluir um tempo exclusivo para lazer ou diversão em seu cotidiano.

Hábitos saudáveis