Programador full stak – o que é, e como se tornar um?

Você sabe o que faz um programador full stak? Se você gosta de programação ou tem interesse em seguir carreira na área, com certeza vai querer saber.

Esse profissional é conhecido como um verdadeiro canivete suíço entre os desenvolvedores web. Mas, o que será que isso significa na prática? E o que será que é preciso para se tornar um programador dessa forma?

Pensando nisso, no artigo de hoje nós vamos conhecer mais de perto essa nova carreira de tecnologia. Além de descobrir porque ela é considerada tão inovadora na programação, e o que é preciso para se tornar um programador full stak. 

Acompanhe. 

O que faz um programador full stak? 

Um desenvolvedor full stak é aquele capaz de trabalhar com todas as tecnologias utilizadas para desenvolver aplicações. Dessa forma, esse profissional tem um perfil mais amplo de trabalho. Já que consegue dominar:

  • A tecnologia front-end: a parte de uma aplicação com a qual usuário final terá contato. Ou seja, o layout que pode ser visualizado através da tela e utilizado pelo usuário;
  • Tecnologia back-end: engloba toda a parte de uma aplicação que o usuário final não verá, também chamada de core. Mas, que é fundamental para que essa aplicação funcione corretamente.

Esse é o motivo pelo qual esse profissional é conhecido como um canivete suíço no mundo da programação. Já que é um verdadeiro multitarefas.

Vale ressaltar que ambas as tecnologias são muito profundas e exigem grande empenho para serem dominadas por completo. Logo, o desenvolvedor full stak é um profissional muito valorizado no ramo da programação. 

Um profissional capacitado para liderar grandes projetos

Um programador full stak muitas vezes é colocado à frente de grandes projetos. Porque, é a pessoa mais capacitada para liderar esse tipo de tarefa devido ao seu amplo conhecimento. 

Da perspectiva operacional, a sua capacidade de conseguir visualizar o projeto como um todo é muito importante. Pois, ajuda tanto a potencializar recursos, quanto a encontrar e corrigir falhas, em qualquer parte do projeto.

Ele também é a pessoa mais indicada para determinar tarefas específicas e distribuir funções entre a equipe. Tudo isso o coloca na linha de frente da equipe de TI de grandes companhias.  

No entanto, empresas menores também tem grande interesse em profissionais com esse perfil. Justamente porque possuem uma equipe menor. 

Então, é mais vantajoso ter um programador capacitado a fazer multitarefas no time. E com isso diminuir a necessidade de contratar novos funcionários.

O que é preciso para se tornar um programador full stak?  

Para se tornar um desenvolvedor full stak a primeira coisa a fazer é se graduar em um curso da área de Tecnologia. Portanto, a melhor escolha é fazer um curso de programação e ciência da computação.

Mas, saiba que esse é apenas o primeiro passo. Afinal, para dominar todo o conhecimento que essa carreira exige é preciso muito estudo.

Logo, o profissional não pode parar de se atualizar e precisa estar sempre em busca de aprender novas linguagens de programação. Além de sempre prestar atenção em tudo que ocorre no mercado de desenvolvimento web.

Um full stak não pode ficar para trás no quesito aprendizado de novas tecnologias. Por que, essa é a base e o principal motivo do seu sucesso profissional nessa área.

Estudar programação por conta própria também é um caminho. No entanto, é mais difícil, e requer dedicação em dobro. Afinal, não haverá ninguém para apontar quais caminhos são melhores. Por esse motivo, é mais recomendado fazer um curso superior primeiro. 

Dicas finais

Um programador full stak é um dos profissionais mais bem remunerados do mercado de desenvolvimento web. Pois, costuma ganhar a partir de R$3.033,00 reais.

No entanto, conforme o profissional cresce e se qualifica, esse salário pode dobrar e ultrapassar os R$ 6.000,00 reais. Os dados são do Vagas. com, site especializado na oferta de empregos.

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário!

Post anterior: Optometrista o que é e como pode ajudar você?

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais