Optometrista o que é e como pode ajudar você?

Interessado em saber optometrista o que é e como esse profissional pode ajudar você no dia a dia? Então, acompanhe esse artigo até o final e tire todas as suas dúvidas.

Algumas vezes precisamos de ajuda e serviços específicos Mas não sabemos exatamente qual profissão pode nos auxiliar. Ao entender o que o optometrista faz, provavelmente você se depare com essa realidade na sua vida.

O opmetrista presta serviços serviços auxiliares a área de saúde. E ao entender o que ele faz você talvez até descubra que precisa dos serviços dele. Continue lendo e entenda.

Optometrista o que é? 

Um optometrista é um profissional especializado em optometria. E a optometria é uma ciência que cuida da saúde da visão. O que inclui:

  • Medir a capacidade visual;
  • Identificar os defeitos dos olhos.

Portanto, o optometrista é o profissional que você procura quando descobre que precisa usar óculos. Mas, é importante destacar que ele não é um médico.

Por que, a especialidade médica que cuida da saúde dos olhos é a oftalmologia. Vamos entender melhor as diferenças no tópico a seguir.

Optometrista o que é e o que muda em relação ao oftalmologista?

Então, saiba que o oftalmologista é um médico que atende em consultórios. E está capacitado a realizar até mesmo procedimentos cirúrgicos. 

Já o optometrista realiza seu trabalho principalmente em laboratórios. E também pode atuar em institutos de pesquisa ocular.

Contudo, mesmo não sendo um médico, o optometrista precisa de 5 anos de estudo para poder atuar na profissão. Já que é necessário aprender: 

  • A identificar as doenças da visão;
  • Identificar distúrbios oculares;
  • Verificar a presença de distúrbios de refração, como miopia a vista cansada e astigmatismo;
  • Fazer a indicação de equipamentos adequados para corrigir esses problemas, por exemplo óculos e lentes de contato.

Ou seja, optometrista atua diretamente nos cuidados primários com a saúde dos olhos. E se você usa óculos já passou pelas mãos de um. 

No entanto, talvez você o conheça como oculista. Afinal, esse profissional é amplamente chamado dessa forma em vários lugares do Brasil.

O médico oftalmologista vai além dos cuidados primários da visão

Esse é um detalhe importante para Quem pergunta optometrista o que é e quer entender as diferenças desse profissional para o oftalmologista.

Porque, um médico oftalmologista precisa de 6 anos de formação em medicina mais três anos de especialização na oftalmologia. Portanto, são 9 anos estudando para atuar nessa profissão.

E o trabalho de um oftalmologista se estende a questões muito mais graves que afetam a saúde dos olhos. Por exemplo: identificar e tratar doenças como a catarata, conjuntivite, entre outras.

No entanto, é muito comum que em clínicas oftalmológicas haja os dois tipos de profissionais. Por que, normalmente o oftalmologista trabalha em conjunto com o optometrista no dia a dia.

E assim cada um faz a sua parte para manter a saúde ocular dos pacientes em dia.

Optometrista o que é: sua função é interpretar as indicações do oftalmologista

Um optometrista não prescreve óculos, lentes de contato ou qualquer outro tratamento para a visão. Porque a sua função é interpretar as receitas do oftalmologista. 

Então, se você suspeita que tem problema de visão, primeiro precisa procurar um médico oftalmologista. E após avaliação médica, ele irá entregar para você um receituário com instruções para o optometrista.

Os optometristas não estão autorizados a fazer consultas ou receitar óculos para pacientes. É claro que o profissional irá examinar seus olhos quando lhe atender. Contudo, caso constate qualquer problema que o oftalmologista não constatou previamente, seu dever é encaminhá-lo ao médico.

Portanto, lembre-se: nunca use óculos ou lentes de contato com grau sem receita médica.

Concluindo

Os optometristas são profissionais muito importantes na equipe multidisciplinar que cuida da visão. No entanto, eles não receitam óculos, nem lente de contato.

Logo, a primeira coisa a fazer quando você tem problema de visão é procurar o oftalmologista. Mas, para fazer seu óculos, escolher armação e outros detalhes, você irá ao optometrista.

Então, agora você já sabe optometrista o que é. Gostou desse artigo? Comente!

Post anterior: Paver de concreto ou concreto convencional? Saiba qual é melhor 

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais