Qual o idioma da Suíça? – Confira os 4 principais idiomas do país!

Qual o idioma da Suíça? Qual é a língua (ou línguas) considerada oficial na Suíça? Quem fala inglês consegue “se virar” sozinho sem a ajuda de guias turísticos? Quanto custa viajar até a Suíça? Quanto custa para aprender a língua oficial falada por quem nasce na Suíça? Qual melhor escola de inglês?

A língua oficial de um país é aquela usada para comunicação oficial entre moradores, além de ser utilizada nas escolas para o aprendizado da população infantil e adolescente da nação. Dessa forma, se você está pensando em viajar ao país, conhecê-la é de suma importância para conseguir se comunicar.

No conteúdo de hoje, separamos além de informações sobre qual o idioma da Suíça, um pequeno guia sobre locais incríveis desse país maravilhoso que você precisa conhecer. Portanto, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo caso queira saber qual o idioma da Suíça. Vamos lá, leia conosco!

Qual o idioma da Suíça?

Afinal, qual o idioma da Suíça? Na realidade, o país não possui apenas um idioma com o qual a população se identifica e se comunica, mas sim 4. Através desses 4 idiomas, portanto, é possível se comunicar em diferentes regiões de todo o país em que estamos mencionando. E por que isso?

Acontece que, apesar de muitas pessoas naturais da Suíça falarem sim os 4 idiomas, é mais comum que a grande maioria da população fale apenas um desses idiomas, visto que eles são mais predominantes em determinadas regiões, sendo cada um das regiões marcadas por um desses idiomas. Os 4 idiomas falados no território da Suíça, são:

  • Alemão;
  • Francês;
  • Italiano;
  • Romanche.

Alemão

O alemão é o idioma predominante em solo suíço, com cerca de 63% de toda a população o utilizando como idioma oficial. Isso não significa que você precisa aprender a falar alemão para ir até a Suíça, já que o francês e italiano podem lhe salvar no aprendizado antes da sua viagem.

Atualmente, representa a língua “oficial” nas regiões do Centro, Leste e Norte da Suíça. Portanto, se não souber falar italiano e francês, recomendamos que leve um Google Tradutor no bolso para garantir sua comunicação na viagem.

Francês

Em seguida, na pirâmide de línguas mais faladas na Suíça, temos o francês. É conhecida como uma língua românica, assim como o nosso português, e por isso se assemelha em algumas palavras. Sua região do país é o Oeste, onde os moradores falam uma língua francesa que pouco se difere da original.

Isso significa que, se você sabe falar francês fluentemente que aprendeu para viajar para a França, então não encontrará dificuldades de se comunicar com a população local.

Italiano

A terceira língua mais falada na Suíça é o italiano, que assim como o francês, assemelha-se e muito ao italiano original falado na Itália. É a segunda língua românica que compõe a nossa lista de idiomas falados na Suíça. Acredita-se que cerca de 350 mil habitantes suíços falam italiano suíço.

Apesar da semelhança com o italiano original, possui algumas diferenças: a língua se tornou um “italiano customizado” devido a inserção de palavras alemãs e francesas que aconteceram com o tempo e desenvolvimento do país. Como estamos falando de uma língua falada por uma pequena parte da população, é encontrada também em poucos lugares, mais especificamente dois locais: cantão do Ticino e na parte sul dos Grisões.

Romanche

Por último, como terceira e última língua românica de nossa lista, além de uma das menos conhecidas em todo o mundo e dificilmente falada em outros países além da Suíça, temos o Romanche. A língua nasceu no ano 15 a.C., após a conquista da província denominada como Rétia pelos romanos.

Com o tempo e desenvolvimento da sociedade romana no local, as línguas (nativa e romana) se influenciaram de tal forma que acabaram criando outra única e falada por uma minoria até os dias atuais: o romanche. Atualmente, essa língua que pode ser considerada um verdadeiro dialeto que sobreviveu até o século XIX, possui cerca de apenas 37 mil falantes em território suíço.

Consigo falar inglês na Suíça?

Como o ensino na Suíça é um dos melhores em todo o mundo, todos os alunos saem do Ensino Médio falando um inglês de nível intermediário. Trata-se de um inglês já caracterizado pela fluência em determinadas situações, precisando de apenas um curso complementar para torná-lo realmente completo.

Dessa forma, se você não souber falar alemão, francês, italiano ou romanche (algo totalmente aceitável), pode sim se comunicar em inglês, já que a grande maioria da população, pelo menos abaixo dos 30 anos de idade, entende a língua inglesa de forma completa e sem maiores dificuldades.

E então, o que achou de saber qual o idioma da Suíça? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo que vamos ajudar você a entender melhor. Até a próxima!

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais