4 dicas para cuidar de sua saúde

Atualmente, diversas pessoas se queixam que não possuem tempo para cuidar de sua saúde e desejam ter uma rotina saudável e equilibrada.

Cuidar da saúde

Ter novos costumes e abandonar os antigos hábitos não é tão simples. Muitas vezes deixamos para depois, porém, acabamos nos perdendo em nossas próximas tarefas e mais uma vez, a saúde fica em segundo plano.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas práticas para que você comece a se priorizar e consiga cuidar de sua saúde. Vamos lá?

1- Cuide de sua alimentação


Um dos primeiros passos a serem feitos para cuidar de sua saúde é rever a sua dieta alimentar.

Afinal, é através dos alimentos que o seu corpo consegue captar energia e continuar funcionando.

Sabemos que pela praticidade e agilidade, muitos recorrem ao delivery ou então às comidas industrializadas.

Entretanto, essas opções são ricas em substâncias que, quando consumidas em excesso, podem ser prejudiciais à saúde - como o sódio e a glicose.

Portanto, procure fazer a ingestão de alimentos mais naturais como legumes, verduras e frutas.

Caso você não tenha muita noção do que deve conter em sua dieta, entre em contato com um nutricionista e agende uma avaliação.

Dessa forma, será possível criar um cardápio personalizado com tudo o que você precisa.

2- Beba água


Você sabia que mais de 70% do nosso corpo é água?

É justamente por isso que devemos sempre nos hidratar, afinal, é preciso repor todo o líquido que sai em fluídos e também garantir que órgãos como os rins funcionem bem.

Infelizmente, as pessoas tendem a beber água apenas quando sentem a boca seca, porém, a ingestão desse líquido não deve ser feita apenas quando a sede aparece.

É preciso hidratar o seu corpo antes de chegar ao nível de desidratação.

O recomendado é que uma pessoa adulta ingira pelo menos 2 litros de água por dia. Como uma forma de lembrete, existem diversos aplicativos que controlam o seu consumo e até te enviam mensagens durante o dia para beber água.

3- Movimente o seu corpo


O sedentarismo é um dos principais vilões causadores de doenças hormonais e cardiovasculares.

Devido a baixa frequência de atividades físicas (ou a falta delas), as pessoas acabam fazendo com que o seu corpo se movimente cada vez menos.

Lembre-se: praticar exercícios físicos não é apenas se locomover de sua casa até o ponto de ônibus. É preciso separar alguns dias da semana para se movimentar.

Há quem prefira pagar planos de academia. Parecidos com um plano odontologico, o cliente paga uma taxa fixa todos os meses e consegue se exercitar em diversas academias da rede, realizando atividades físicas diversas.

Contudo, existem outras pessoas que desejam fazer outras atividades como dança, pilates, luta ou até mesmo, treinos funcionais em casa. O importante é se movimentar!

No caso das academias, o indicado é procurar por aquelas redes que oferecem atividades multidisciplinares, de modo a criar o hábito e manter o interesse na prática - principalmente para aqueles que não gostam tanto de musculação.

4- Realize consultas preventivas


Sabemos que independentemente da área, as pessoas acabam procurando um profissional da saúde só em questão de emergência.

Contudo, o recomendado é ter consultas frequentes para cuidar de todo o seu corpo.

Por exemplo, pessoas que possuem um plano odontologico pessoa fisica podem marcar consultas a cada 6 meses para garantir a prevenção de problemas bucais.

Fazer um check-up é essencial para conseguir identificar doenças conhecidas como silenciosas, e que só são vistas por meio de exames médicos.

Por isso, o ideal é agendar consultas regularmente e se certificar de que você não terá problemas futuramente.

A fim de economizar, uma excelente maneira de cuidar da sua saúde é contratando convênios.

Muitas famílias optam por planos de saúde por conseguirem ter uma ampla rede de credenciamento e gastarem um valor bem menor do que se fossem realizar todas as consultas particulares.

Para auxiliar na saúde bucal, você também pode pesquisar por “dentista convenio” e encontrar a opção que mais faça sentido para o que você deseja, sua necessidade e orçamento.

O convênio é uma segurança que você terá em casos de emergências e até para facilitar e agilizar o processo de agendamento e realização de exames periódicos.

Uma dica extra é entrar em contato com a sua empresa e perguntar se oferecem como benefício um plano de saúde ou caso ainda não possua, verifique se sua empresa possui algum convênio odontólogico. 

Considerações finais


Como você pôde ver, ter uma vida saudável não é impossível, mesmo que demande atenção e disciplina. Para alcançá-la, basta ter persistência e estar focado(a) na mudança de hábitos.

Comece agora mesmo a praticar essas dicas e pouco a pouco os resultados irão surgir.

Mas não se esqueça: é preciso ter consistência pois tudo o que você conquistar por meio de uma boa rotina, caso você deixe de lado, pode acabar se esvaindo com o tempo!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.
Postagem Anterior Próxima Postagem