Cuidados com a saúde para quem trabalha home office

A pandemia do novo coronavírus fez com que grande parte da população precisasse aprender os cuidados com a saúde para quem trabalha home office. Isso porque boa parcela das empresas brasileiras adotaram esse novo método de trabalho, para poder diminuir o risco de contaminação dos funcionários e respeitar as regras de lockdown impostas pelo governo. 

Home office

Para muita gente, essa novidade trouxe uma nova maneira de ver o trabalho. Isso porque o home office exige alguns cuidados básicos que não tínhamos antes. Afinal, trabalhar em casa parece o sonho de muita gente, mas traz vários desafios específicos que precisam ser lidados de maneira consciente e eficaz. Se não for assim, o trabalho em home office se torna menos produtivo. 

Quer saber quais são os cuidados com a saúde para quem trabalha home office? Então siga a leitura do artigo abaixo! 

5 cuidados com a saúde para quem trabalha home office 


1. Faça alguns exercícios


Um dos grandes riscos de quem trabalha em home office é ficar em casa sentado na frente do computador por muito tempo. O problema disso é que esse comportamento é um prato cheio para o desenvolvimento de problemas no corpo, como dores nas costas, problemas circulatórios e muito mais. Um dos problemas mais comuns, por exemplo, é o surgimento de varizes. Veja mais sobre os sintomas das varizes neste artigo.

Por causa disso, é importante fazer alguns exercícios físicos regulares durante o dia. Não precisa fazer nada muito sério e nem, claro, nada muito intenso. O objetivo é apenas conseguir se exercitar e colocar o corpo para circular um pouco de energia.

Uma boa ideia é conferir a série de exercícios chamada da Radio taiso, no Japão. Essa série de exercícios já tem décadas de idade e é transmitida diariamente para todo o país. É tradição que todas as crianças, jovens e adultos, tanto em escolas, quanto em escritórios ou fábricas, parem 15 minutos do horário de trabalho para a execução desses exercícios. Você pode colocar no YouTube esse termo e ver um vídeo com exercícios para fazer em casa também. 

2. Tenha um método de trabalho


Normalmente, quando nos preocupamos com a nossa saúde, o foco é quase que 100% no corpo e na saúde física. Olhamos para as dores nas costas e tudo o mais. No entanto, é muito importante também olhar para a saúde mental também.

Isso é especialmente verdadeiro no home office porque pessoas não acostumadas com esse tipo de modalidade de trabalho acabam se complicando muito quando precisam começar a usar esse sistema. Na prática, elas costumam trabalhar muito mais horas do que antes para fazer o mesmo serviço.

Por isso, é importante ter um método de trabalho específico para o home office, como a técnica de Pomodoro. Ela consiste em dividir o horário de trabalho em períodos de 25 minutos, com intervalo de 3 a 5 minutos entre cada período. Nesses intervalos de 25 minutos, a pessoa deve focar somente no trabalho, sem distrações em redes sociais ou WhatsApp. A ideia é elevar a produtividade em casa e não precisar de “hora extra” na frente do sofá.

E por falar em sofá... 

3. Atenção com a ergonomia


Um erro comum de quem muda para o home office de repente é não prestar atenção na ergonomia do trabalho. Ficar em casa no sofá e com o computador no colo não é nada amigável para a sua saúde.

Portanto, o ideal é ter uma cadeira de qualidade e uma mesa na altura certa para o trabalho. Também ajuste a altura e o ângulo do monitor e do teclado para ter melhor ergonomia em casa. 

4. Cuidado com a alimentação


Ficar em casa costuma ser um prato cheio para a ansiedade. Não é à toa que o número de brasileiros ansiosos nessa pandemia aumentou consideravelmente. Afinal, ficamos mais tempo em casa em isolamento e distanciamento social.

Quando ficamos mais ansiosos, acabamos indo mais vezes até a geladeira ou até o armário, dar uma beliscadinha no bolo, pegar um pacote de bolacha ou comer um pedacinho de chocolate.

O problema é que comer porque está estressado pode ter um efeito negativo na nossa saúde. Por isso, é importante ter cuidado com a alimentação, seguir comendo de maneira saudável e em horários certos.
 

5. Cuide da iluminação e ventilação do seu local de trabalho


Por fim, uma dica importante é ter cuidado com a iluminação e a ventilação onde estiver trabalhando. É bom não passar muito calor, especialmente no verão, e ter uma corrente de ar ajuda nisso. A iluminação é importante para não forçar a vista e ter problemas depois.

Pronto! Esses são os principais cuidados com a saúde para quem trabalha home office. Deu para ver que não é muita coisa, mas que realmente é um cenário diferente de trabalhar em um escritório ou na sede da sua empresa, não é mesmo? No entanto, seguindo essas dicas, você conseguirá montar um espaço saudável e que ajudará a manter a sua produtividade no home office, seja trabalhando com a sua empresa, seja sendo um freelancer.

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