Quem pode operar guindastes e guindautos?

Transporte e movimentação de cargas pesadas exigem cuidados especiais. Contratar operadores especializados é um deles. Quem são estes profissionais? Entenda!

O operador de um guindaste pode conduzir um guindauto?


Guindastes e guindautos

Quando o assunto é movimentação de cargas pesadas, a dúvida sobre qual o veículo ideal para este serviço é frequente. São equipamentos de alta performance e por isso, exigem cuidados especiais.

Um deles é saber exatamente qual a máquina ideal para cada tipo de serviço e carga. Exemplo: um guindaste consegue içar e movimentar verticalmente um material em diversas alturas, diferentemente do guindauto.

Escolher a máquina errada pode prejudicar a atividade, carga e colocar as pessoas em risco. É neste momento em que as pessoas caem em outra pergunta comum: guindastes e guindautos são o mesmo veículo?

A resposta é não. Como veremos a seguir, na verdade, são máquinas diferentes, usadas para serviços distintos. Segundo cuidado extremamente importante: todos os veículos destes portes precisam de um operador capacitado e qualificado.

Ao falarmos sobre movimentação de cargas pesadas, a palavra segurança sempre aparece. Estes cuidados visam um serviço mais eficiente e sobretudo, seguro. Imagine que precise içar um material.

Sem experiência, o operador posiciona a carga de forma errada ou não saiba manusear corretamente a máquina. Então, em poucos minutos de serviço, este material despenque de uma altura elevada.

Caso situações como essa aconteçam, o nível de perigo é alarmante, podendo causar até mesmo mortes. Outra ocasião que gera transtornos sem profissionais experientes neste serviço é não compreender as condições do solo e então, o veículo pode capotar, por exemplo.

O perigo de fazer o transporte de cargas pesadas sem estes cuidados é enorme. É um segmento pouco discutido e por isso, muitos não sabem como garantir um serviço mais seguro e como ser mais cauteloso.

Este conteúdo vai ajudar, com certeza! Explicaremos a seguir a diferença entre guindastes e guindautos para entender qual a máquina ideal para seu serviço.

Também abordaremos quem pode operar esses veículos e se o mesmo profissional pode dirigir ambas as máquinas. Acompanhe!

Qual a diferença entre guindastes e guindautos?


Essa é uma dúvida frequente e que pode impactar diretamente na segurança e qualidade dos serviços. A principal diferença entre essas máquinas está na forma como podem ser usadas e na complexidade que os projetos exigem delas.

Guindastes são recomendados para atividades mais complexas, dado que realizam a movimentação e elevação de cargas pesadas em lugares de difícil acesso, nos quais carretas não conseguem chegar, por exemplo.

É um equipamento de grande porte com estrutura para a realização de diversos serviços que precisam considerar o raio, altura, peso do material, condições do solo, entre outros aspectos.

Os guindastes são mais conhecidos, mas não são todos iguais - é neste ponto que muitos se confundem. Existem diversos tipos de máquinas desta categoria para diferentes serviços.

Alguns são especiais para transporte de madeiras ou containers, por exemplo. A resistência e peso do material que será movimentado deve ser levado em consideração na locação de um guindaste.

É um equipamento versátil, podendo ser usado em diversos tipos de serviço. A pergunta que resta é: então, o que é um guindauto, se não uma máquina para elevar cargas?

O que é um guindauto e qual a principal diferença entre essas máquinas?


Os caminhões munck, como também são chamados, são veículos que têm a carroceria de um caminhão com um sistema hidráulico e um “braço” articulado - como um gancho - que faz a movimentação de cargas.

Ou seja, são os braços hidráulicos de um guindaste acoplados na carroceria de uma carreta. Unindo a praticidade de locomoção de um caminhão a função de içamento de um guindaste.

Essa opção também suporta grandes pesos, podendo elevar até mesmo outros veículos. A capacidade depende do modelo que for escolhido, podendo ser mais ou menos resistente, dependendo da atividade.

A principal diferença entre um guindauto e guindastes é a estrutura. A recomendação é que o caminhão munck seja usado em serviços mais simples, enquanto o guindaste é apropriado para atividades complexas.

Quem pode operar essas máquinas?


Qualquer motorista habilitado pode operar essas máquinas? De forma alguma. São equipamentos complexos e de alta performance, por isso, somente profissionais experientes e qualificados podem operá-los.

Como vimos, guindastes e guindautos são máquinas diferentes. Com o caminhão munck, é preciso saber dirigi-lo, já que a carroceria é de um caminhão. Também é necessário ter conhecimento sobre como manusear os braços hidráulicos com cuidado e precisão.

Apenas motoristas habilitados com a CNH nas categorias C, D e E podem conduzir guindautos. De preferência, opte por aqueles que já têm experiência neste tipo de serviço.

Com os guindastes, a qualificação precisa ser ainda maior. Então, o mesmo operador pode conduzir esses dois tipos de máquinas? Depende. Um operador de guindaste precisa de cursos de qualificação.

Ou seja, este profissional precisa ter uma formação para poder operar um guindaste. Diferentemente dos guindautos.

Caso o mesmo operador seja habilitado com a CNH nas categorias necessárias e também tenha um curso de especialização para guindastes, ele pode conduzir as duas máquinas.

Então, o mesmo profissional só pode operar guindastes e guindautos caso tenha a CNH exigida e um curso de especialização - atendendo as normas de ambas as máquinas. Caso contrário, terá que contratar operadores diferentes.
Postagem Anterior Próxima Postagem