Solidão e solitude – as diferenças e características de cada um

Solidão e solitude

Solidão e solitude em poucas palavras podem ser definidos como ser solitário (solidão) e ficar sozinho por opção (solitude); não sabe em qual você se encaixa? Sem problemas! A solidão e solitude possuem características e definições únicas que você irá descobrir ao decorrer deste artigo e no fim entender melhor sobre estes dois estados.

O que é solidão e solitude

Para termos a definição de solidão e solitude se foi necessário que um filosofo e teólogo alemão do séc. XX chamado Paul Johannes Oskar Tillichdedicasse seus estudos justamente a responder as diferenças e características da solidão e solitude.

Proveniente do latim a palavra solitude é definida em “a glória em estar sozinho”, significa querer estar sozinho, você estar sozinho por conta própria e porque decidiu estar nesse estado; se você toma a decisão de ir ao cinema e aproveitar esse momento apenas em sua própria companhia por exemplo é uma forma de solitude.

Contrario a solitude e ao desejo voluntario de estar sozinho temos então a solidão, ela acontece quando você se encontra desacompanhado, porém não de forma voluntária, digamos que você vá ao cinema sozinho, porém dessa vez é porque não aceitaram seu convite para lhe acompanhar ou apenas porque não encontrou alguém de quem chamar para passar este momento ao seu lado, porém no fundo seu desejo era de possuir uma companhia.

Diferença entre solidão e solitude

A solitude é algo positivo e que traz benefícios tanto a nossa mente quanto ao corpo, quanto nos encontramos neste estado estamos dando passos largos para o autoconhecimento, em busca de nossa própria paz interna. Já a solidão é até mesmo nociva a nossa saúde, uma vez em que o isolamento não acontece de forma voluntaria; a solidão foi de certa forma imposta a uma pessoa, ela não teve a liberdade de escolher estar sozinha.

Quando falamos em solidão naturalmente pensamos em sentimentos ruins, a dor, tristeza e vazio, você desejar constantemente possuir a companhia de outro alguém, mas não ter.

Como viver em solitude?

Encontrar a solitude é se perguntar como encontrar em nós mesmos a nossa melhor companhia, conseguir passar momentos sozinhos sem a companhia de alguém e ainda assim fazer com que esses momentos sejam bons e proveitosos.

Em algumas ocasiões a solitude chega até mesmo de forma natural e involuntária as pessoas, não significa que você vai deixar de sair de casa, de encontrar com os amigos e ter momentos de descontração na companhia de outras pessoas, mas você apenas vai sentindo lentamente uma vontade de estar e ficar sozinho em alguns momentos, sente uma vontade de conhecer melhor o seu interior e você mesmo, esta é a melhor e também mais comum forma de se chegar a solitude, quando não é imposta mas chega naturalmente a sua pessoa.

É importante ressaltar também que a solitude é um estado que não pode ser imposto a nós mesmos, não alcançaremos este objetivo se estivermos nos forçando a ele, se você se forçar a ficar sozinho para tentar encontrar o autoconhecimento, no fim, estará sofrendo com a solidão, afinal estar sozinho não era exatamente o que você queria no momento. A solitude deve chegar de forma natural, sem ser imposta.

Como aproveitar a sua própria companhia?

Passar bons momentos e criar um ambiente para aproveitar sua própria companhia, mesmo que, por poucos minutos, é uma forma de fazer com que seu corpo e mente comecem naturalmente a aceitar que estar sozinho não é necessariamente algo ruim, confira algumas formas de como aproveitar melhor a sua própria companhia.

Leia um livro

Procure por um livro que lhe faça se sentir bem, não aquela leitura obrigatória para o colégio/faculdade, mas algo da sua própria estante, um romance clichê por exemplo pode ser uma ótima opção; se aconchegue em um ambiente agradável e leia com calma, sem se preocupar com as horas, no fim a leitura será tão agradável que você irá se sentir bem por ter passado esse momento em sua própria companhia.

Tome um bom banho

O banho é uma das melhores e principais formas de cuidar de si mesmo e ainda passar um bom tempo em sua própria companhia, uma vez em que a mesma é comumente uma atividade individual. Então aproveite, tome um bom banho quente, apague as luzes e coloque aquela sua playlist favorita, cante no chuveiro ou até mesmo chore, por que não? Use óleos essenciais desde para preparar seus sais de banho até para criar um aroma especial no banheiro e relaxe, aproveite este momento sem pressa ou preocupações.

Cuide de si mesmo

Tire um dia para cuidar de si mesmo, lave e hidrate o cabelo, faça uma limpeza de pele caseira, use seu pijama favorito ou roupas mais confortáveis, tome um café/chá, coloque sua música favorita para tocar num volume alto. O primeiro passo para se sentir bem consigo mesmo é criar um ambiente propicio para o mesmo.

Faça caminhadas

Comumente nós passamos a semana muito agitados, seja com o trabalho, faculdade ou qualquer que seja sua obrigação; fazendo com que passemos o dia no automático apenas pela espera de chegar em casa e dormir. Quando tiver disponibilidade saia para caminhar, observe as paisagens, pessoas, animais, veículos, construções; coloque seu fone de ouvido com uma boa música e apenas caminhe prestando atenção nos detalhes que a semana não lhe deixa aproveitar.

Estar em contato com a natureza é uma excelente forma para se buscar o autoconhecimento.

Cozinhe

Mesmo que você não seja a melhor pessoa para cozinhar, praticar tal atividade é uma excelente forma de aproveitar a sua própria companhia, então se arrisque! Procure por uma receita diferente de acordo com suas habilidades culinárias, vá ao supermercado para comprar os ingredientes e mãos a massa, coloque suas músicas para tocar enquanto prepara a refeição. No fim você sentirá um grande prazer por estar se alimentando com uma refeição feita por você mesmo e ainda em sua própria companhia.

Como transformar solidão em solitude

Chegamos ao fim do artigo e você ainda tem a dúvida de como transformar solidão em solitude? A resposta é simples, autoconhecimento, apenas o autoconhecimento será capaz de lhe transportar entre esses dois estados. Como dito anteriormente você não pode força com que a solitude chegue até você, não é algo que você pode controlar, entretanto existe um conjunto de atividades que podem lhe auxiliar a chegar a este estado, sempre que possível busque por realizar tarefas e passar um tempo em sua companhia, seja com as dicas aqui citadas ou outras das quais você possa se interessar, o importante é que você tenha calma e paciência, naturalmente o autoconhecimento e a solitude irão fazer parte de sua pessoa.

Solidão e solitude