Maiores campeões brasileiros de todos os tempos

Ao longo da história do futebol em nosso país, surgiram inúmeros campeonatos tanto regionais quanto nacionais. Com isso, o Campeonato Brasileiro consagrou os maiores campeões brasileiros de todos os tempos. 

Assim, diversos times disputam até os dias atuais a tão aclamada taça de campeão brasileiro. Isso porque o campeonato se tornou um dos mais populares e disputados do nosso país, onde 20 times se enfrentam em busca da taça ao longo de 38 partidas. 

No texto de hoje, falaremos um pouco mais sobre os maiores campeões brasileiros de todos os tempos e sobre um dos campeonatos mais famosos do futebol no país. 

Sendo assim, se você quer saber mais sobre a origem do campeonato brasileiro e qual foi o time que mais levantou a taça de campeão, continue lendo o texto a seguir e fique por dentro desta e de outras informações relevantes sobre o tema.

Breve história do campeonato

Como é possível perceber, existe uma grande quantidade de times que disputam os mais diversos campeonatos existentes no nosso país. Desses, 20 times fazem parte do Campeonato Brasileiro. 

A origem desse campeonato remonta a criação de uma taça conhecida como Taça Brasil, considerada o primeiro campeonato ao nível nacional que se tem conhecimento no Brasil.

No ano de 1954, a Taça Brasil foi instituída por meio da Confederação Brasileira de Desporto. 

No ano seguinte, o certame ganhou o seu primeiro regulamento, no entanto, nesse mesmo ano não foi possível a realização do campeonato, tendo em vista que outro calendário relacionado ao futebol já havia sido aprovado para os anos de 1955 até 1958. 

Dessa forma, não foi possível mudá-lo por causa da Copa do Mundo de 1958 que aconteceria em breve.

Com isso, restou definido o início da competição para o ano de 1959. Porém, também não foi possível iniciar o campeonato nesta data, uma vez que existiam diversas restrições relacionadas aos transportes interestaduais, viagens, entre outros. 

Como forma de tangenciar este problema, ficou definido que apenas os campeões de cada estado poderiam participar da competição.

Taça Roberto Gomes Pedrosa

O torneio conhecido como Roberto Gomes Pedrosa surge em 1967 como sendo uma versão expandida da Taça Brasil e do Torneio Rio-São Paulo. 

Ela foi considerada como sendo a primeira competição onde os principais clubes do nosso país poderiam disputar a taça. Somente no ano de 1968 que o CDB alterou o nome do campeonato para Taça de Prata. 

Logo em seguida, pouco mais de dois anos após sofrer a mudança no nome, o campeonato foi sucedido pelo então Campeonato Nacional de Clubes, ou seja, a primeira edição do campeonato mais famoso do país, o Campeonato Brasileiro.

Surgimento do Campeonato Brasileiro

Em 1959, o Campeonato Brasileiro foi efetivamente criado e disputado pelos mais diversos clubes espalhados pelo País. Logo em sua primeira edição, o clube Bahia saiu como vitorioso e levou a taça para casa. 

No entanto, nos próximos campeonatos, restou evidenciado o domínio que os times localizados na região de São Paulo tinham, levando para casa 7 de 10 competições. Nesse mesmo período, o campeonato ainda era conhecido como Taça Brasil.

Somente no ano de 1967 que o campeonato mudou de dono e passou a ter novos times como campeões. Além do mais, nesse mesmo período, a CDB reconheceu o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como sendo um campeonato igual ao da Taça Brasil. 

Ademais, no ano de 1969, o campeonato passou a ser o único onde havia uma disputa de times ao nível nacional. Cerca de 2 anos depois, em 1971, a Confederação Brasileira de Futebol considerou a Taça Brasil e a Taça de Prata efetivamente como torneios do Campeonato Nacional de Clubes (Campeonato Brasileiro).

Ele ainda ganhou alguns outros nomes ao longo da sua existência, como Copa União, Copa João Havelange e, em 2010, ficou conhecido pelo nome que conhecemos até os dias atuais, ou seja, Copa do Brasil. 

Diferentemente do que ocorre nos jogos de hoje, a disputa era feita no “mata-mata”, ou seja, os times que perdessem saiam da competição. Somente no ano de 2003 foi que adotou o sistema de pontos corridos para a disputa.

Quais são os maiores campeões brasileiros de todos os tempos?

A partir do ano de 1959, vários times já se consagraram campeões. Ao todo, 17 clubes levantaram a taça de campeão, são eles: Grêmio, Botafogo, Bahia, Atlético Mineiro, Internacional, Vasco da Gama, Fluminense, Cruzeiro, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Santos e Palmeiras. Você deve estar se perguntando qual deles mais venceu o campeonato, não é mesmo? 

Bem, para tirar essa dúvida de uma vez por todas, o Palmeiras foi o time que mais venceu o campeonato. De acordo com dados, o clube já alcançou a marca de 10 vitórias no Campeonato Brasileiro, duas a mais que o segundo colocado. 

A lista dos times que mais venceram o campeonato são:

  • 1º Em primeiro lugar, temos o Palmeiras com 10 vitórias;
  • 2º Em segundo lugar, temos o Santos, que venceu 8 vezes o campeonato;
  • 3º Em terceiro lugar, temos um empate entre Corinthians e Flamengo, onde ambos venceram 7 vezes;
  • 4º Em quarto lugar, temos o São Paulo, com 7 títulos do campeonato;
  • 5º Em quinto Lugar, temos 3 times que venceram ambos 4 vezes, são eles o Vasco da Gama, Cruzeiro e Fluminense;
  • 6º Em sexto lugar, temos o Internacional, com 3 títulos;
  • 7º Em sétimo lugar, temos o Grêmio, Bahia, Botafogo e Atlético Mineiro, com dois títulos cada.

Quais foram os anos em que o Palmeiras levou para casa a taça do Campeonato Brasileiro?

Ao longo das suas 10 vitórias do Campeonato Brasileiro, o clube Palmeiras levou para casa a taça nos seguintes anos:

Em 1960, tendo como vice o Fortaleza;

Em 1967, tendo como vice o Náutico;

Em 1969, tendo como vice o Cruzeiro;

Em 1972, tendo como vice o Botafogo;

Em 1973, tendo como vice o São Paulo;

Em 1993, tendo como vice o Vitória;

Em 1994, tendo como vice o Corinthians;

Em 2016, tendo como vice o Santos;

Em 2018, tendo como vice o Flamengo.

Agora você já sabe quem são os maiores campeões brasileiros, conte isso para todos os seus contatos, compartilhe este texto.

Imagem: Sepguilherme, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Maiores campeões brasileiros