Paver de concreto ou concreto convencional? Saiba qual é melhor 

O paver de concreto ê uma opção cada vez mais procurada por construtores, engenheiros e arquitetos. Mas, será que é realmente melhor que o concreto convencional?

Normalmente, essa pergunta não surge na obra até que seja a hora de fazer a calçada. Exceto nos casos em que o projeto da calçada é feito com antecedência. Afinal, esse geralmente é o último elemento construído.

E há alguns motivos para isso. Porque, fazer a calçada no início da obra pode ocasionar retrabalho. Já que vai haver um fluxo intenso de pessoas, máquinas e equipamentos transitando sobre ela.

Então, para evitar gastos adicionais e trabalho adicional, a calçada fica por último. No artigo de hoje, nós vamos conhecer mais de perto o paver de concreto, e descobrir se vale a pena optar por ele.

Entenda o que é o paver de concreto

O paver é um tipo de bloco pré-moldado, que é feito de concreto. Ele também é conhecido em alguns lugares como paralelepípedo.

Os pavers podem ser confeccionados em diferentes espessuras e tamanhos. Portanto, é possível até mesmo conseguir esse material em um tamanho personalizado. E específico para as necessidades da sua obra.

Outro ponto importante é que esses blocos não são fixados com argamassa ou qualquer outro tipo de material colante. Mas, são apenas encaixados.

Logo, é importante que não possuam falhas, como diferenças de tamanhos e cortes irregulares. Além de serem fixados da forma correta, para terem boa durabilidade.

E o concreto convencional? 

O concreto convencional ė um material muito versátil e que pode ser utilizado para Praticamente tudo na construção civil. Então, é muito comum ter dúvidas sobre usá-lo no lugar do paver de concreto, e vice-versa. 

Com ele, é possível fazer calçadas e pisos lisos ou até mesmo com relevos que lembram cerâmica. Pois, existem técnicas para isso. E a pintura faz o resto.

Para trabalhar com o concreto na obra existem duas opções:

  • Concreto usinado: é aquele que vem no caminhão betoneira, e é a opção certa para obras grandes. Já que reduz tempo e mão de obra na construção.
  • E o concreto rodado ou virado: é aquele misturado de forma artesanal, mais recomendado para obras pequenas.

Então, a diferença do concreto convencional para o paver, é que nesse método não há blocos de construção prontos. Mas, qual deles será que é melhor? Vamos conferir a seguir.

Paver de concreto versus concreto tradicional

Não existe uma única resposta para quem pergunta qual desses materiais é melhor. Para decidir, portanto, é preciso avaliar alguns critérios prévios.

Um deles é a padronização. Pois, é muito mais fácil obter um padrão uniforme através do uso dos blocos padronizados de concreto. Já o concreto pode ficar com uma textura diferente em diversos lugares.

Principalmente se você precisar misturar o concreto mais de uma vez para acabar a obra. Já que é difícil colocar a mesma quantidade de cimento, água e areia em cada mistura.

Além disso, ambos os materiais são bem diferentes no que concerne a instalação. Pois, o concreto precisa que o terreno seja preparado com antecedência. O que inclui nivelar e, em alguns casos, armar a estrutura primeiro.

Já os pavers devem ser instalados conforme a norma técnica e do fabricante. E também pode ser preciso rebaixar o terreno, além de nivelar. 

Vale lembrar que é preciso esperar o concreto secar para liberar o tráfego. Algo que não ocorre quando você opta pelos blocos pré-moldados.

Dicas finais

O concreto requer uma manutenção maior, pois sofre mais com rachaduras, trincas e até infiltração. Já os pavers preciso de manutenção apenas para evitar a presença de matéria orgânica.

Outra vantagem do paver de concreto é a facilidade de reparar peças soltas ou quebradas. Por que, basta substituir a unidade ou unidades que é preciso repor.

Espero que você tenha gostado das dicas. Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário!

Post anterior: Melhor site para comprar pneu em 2022 atualizado

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais