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    Home»Negócios»8 Dicas para abrir um pequeno negócio
    Negócios

    8 Dicas para abrir um pequeno negócio

    By Redação28/07/2021

    A vontade de abrir um pequeno negócio surge quando alguém quer se emancipar financeiramente.

    Combinado ao desejo de empreender, à crescente taxa de desemprego, abrir um pequeno negócio é uma saída que muitos estão a buscar, e tal retorno financeiro pode se tornar a renda principal de uma família.

    É importante sempre ler e buscar mais informações a respeito do mercado da sua região, ou do local para onde pretende vender seus produtos ou prestar seus serviços.

    O texto a seguir possui várias informações que ajudarão o seu negócio, sempre com foco na área do empreendimento, nos possíveis clientes que desejam atingir e na prospecção de fornecedores para produtos e serviços de alta qualidade.

     Escolha em que área abrir um pequeno negócio

    O primeiro passo para quem deseja abrir um pequeno negócio é estudar e escolher a área na qual ele será aberto.

    A área deve ser escolhida com foco no público alvo que o produto ou serviço será vendido e o ponto mais importante nessa caminhada é a combinação entre persistência e planejamento, que podem garantir a falência ou sucesso do seu negócio.

    O principal pilar, após escolher a área do novo negócio, é estudar sobre o negócio em questão e definir quais serão os métodos que serão utilizados para ascensão do empreendimento.

    Há duas opções centrais de negócio: a primeira é quando o empreendedor se classifica como Microempreendedor Individual (MEI) para abrir sua empresa e a segunda é quando ele se classifica como home-office.

    Microempreendedor Individual (MEI)

    O microempreendedor individual regularizado não precisa pagar tributos federais (assim está isento de vários impostos), porém, o Simples Nacional (responsável pela fiscalização, cobrança e arrecadação) decreta um valor fixo mensal que deve ser pago.

    Esse valor fixo pago pelo empreendedor geralmente varia de R$45,00 a R$50,00 mensais, a depender da área do negócio.

    O regime em questão pode ser adotado apenas pelos pequenos empreendedores que não sejam sócios ou titulares de outras empresas e que tenham, além disso, apenas um funcionário contratado.

    As taxas fixas mensais cobradas são direcionadas para a conta da Previdência Social, assim esse profissional poderá se aposentar como empreendedor que, nesse caso, necessita de 15 anos de contribuição e idade mínima estabelecida.

    Home-Office

    Alguns empreendedores não têm condições financeiras de adotar o regime do microempreendedor citado acima ou simplesmente não necessitam abrir uma empresa no começo, então, criam o famoso home-office: o empreendimento em sua casa.

    Ao trabalhar em casa, não há custos adicionais com o pagamento de aluguel do espaço físico da empresa e nem de contas como água, luz, telefone e internet.

    Para montar esse tipo de negócio com racionalização de gastos, é necessário observar a área do negócio que vai ser aberto e se ele funciona dentro do espaço disponível na sua casa.

    Alguns negócios necessitam apenas de um pequeno quarto e ainda existem alguns em que o empreendedor necessita apenas de um dispositivo com acesso à internet.

    8 Dicas de como abrir um pequeno negócio

    A dica principal e fundamental para todo empreendedor que deseja abrir um pequeno negócio é não desistir nos primeiros desafios e complicações.

    A maioria dos empreendedores começam um negócio de pequeno porte justamente pela ausência de uma grande quantidade de dinheiro. Consequentemente, com menos investimento de dinheiro é necessário mais investimento de tempo.

    A seguir estão expressos os principais passos a serem tomados, para que o empreendimento tenha sucesso. É importante segui-los para procurar saber onde procurar ajuda desde os primeiros passos, e gerar maior destaque frente aos concorrentes.

    1 Escolha qual negócio abrir

    O primeiro passo para abrir um pequeno negócio é definir com qual você tem mais afinidade, de acordo com suas preferências e o mercado regional em questão.

    O site do SEBRAE, principal apoiador do microempreendedor, conta com diversas ideias de negócios para ajudar nesse momento de escolha.

    2 Reúna informações sobre este negócio

    Ao escolher o ramo do negócio, é importante estudar para reunir as informações a respeito do novo negócio, pois quanto mais foco e estudo, mais ocorrerá uma gestão de forma correta.

    Assim, é mais fácil que o negócio obtenha o sucesso esperado e o lucro ocorra nos primeiros meses, de modo a repor o estoque ou os materiais para realizar os serviços.

    As informações principais que devem ser reunidas são sobre:

    • Mercado: para definir seus possíveis clientes;
    • Finanças: relacionado à quantidade de dinheiro para iniciar;
    • Marketing: que será a principal alavanca em suas vendas iniciais e a localização do empreendimento.

    No caso do trabalhador home office, o local do empreendimento é a própria casa, mas ainda é necessário averiguar informações sobre o nicho escolhido.

    3 Entenda quem será seu cliente

    Ao abrir um pequeno negócio é importante definir a persona ideal (potencial cliente). Após a definição, encontrar as principais necessidades desse cliente será o próximo passo.

    Ao estudar esse público, o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente dos seus clientes e consegue atender às suas reais necessidades.

    O principal erro do empreendedor, entretanto, é confundir público ideal com público alvo. O público alvo é todo aquele cliente que o microempreendedor deseja atingir, porém não se caracteriza como cliente ideal por considerarem o produto ou serviço mais caro do que deveria, ou simplesmente achar que o que for oferecido não fará diferença em sua vida.

    Já o público ideal é aquele específico que você quer que entre em sua loja e consuma seus produtos assim que conseguir abrir um pequeno negócio. Portanto, ele é mais palpável que o primeiro grupo.

    4 Organize as informações que coletou

    Após encontrar as informações suficientes para iniciar o negócio, é importante organizá-las e construir estratégias para se posicionar dentro do mercado e atrair seus clientes.

    A organização fará você entender qual a melhor metodologia a ser adotada para vender seu produto ou serviço, além de todos os custos iniciais que te acompanharão ao abrir um pequeno negócio.

    5 Formalize seu empreendimento

    Alguns empreendedores pensam que é muito caro formalizar o seu negócio e, por esse pensamento, optam por deixar essa etapa de lado, o que é um equívoco.

    A informalidade coloca a mercadoria do empreendedor em risco, pois pode ser confiscada pelo governo. Além da segurança, a formalização garante acesso à linhas de crédito e facilita parcerias.

    6 Produza conteúdo para divulgação

    Após conhecer seus possíveis clientes e suas necessidades, é hora de produzir conteúdo para divulgar o seu negócio.

    Produzir conteúdo com foco em demonstração de produtos e serviços, para tirar dúvidas dos clientes ou até mesmo se utilizar de formas que mostrem a real necessidade desse produto na vida do cliente é um bom jeito de divulgar.

    7 Busque fornecedores de confiança

    Buscar produtos com qualidade confiável e fornecer serviços de confiança não é uma opção e sim uma atividade essencial dentro do novo empreendimento.

    Diante disso, para se aliar nesse processo, é necessário sempre buscar fornecedores de confiança, mesmo que os custos iniciais sejam mais altos.

    Não buscar esses fornecedores de confiança pode implicar, principalmente, na primeira impressão que o cliente vai ter do empreendimento.

    Quando o cliente perde sua confiança na primeira compra, ele tende a não voltar mais para o local onde comprou e, assim, pode ir até os seus concorrentes, por isso é tão importante buscar mais dicas sobre fornecedores antes de abrir um pequeno negócio.

    Entender como fazer uma pesquisa de Fornecedores, é uma das principais estratégias para atingir o sucesso de suas vendas.

    E por isso, a Plataforma do Cadastro Empresa disponibiliza ferramentas para fomentar sua pesquisa e encontrar bons fornecedores para o seu nicho de mercado.

    8 Peça ajuda ao SEBRAE se necessário

    O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é o órgão especializado em reunir informações e ajudar novos empreendedores. O nome do órgão fala por si só!

    Ele garante a competição e sustentação de empreendimentos de pequeno porte. O SEBRAE oferece vários cursos e assistência ao pequeno empreendedor, e o orienta na tomada dos primeiros passos para se regularizar.

    Antes de abrir um pequeno negócio, se estiver com dúvidas, consulte o órgão se achar que precisa de uma mão.

    Conclusão

    Ao abrir um pequeno negócio, esteja atento a essas dicas para poder iniciar seu empreendimento com o pé direito.

    Conte com as dicas de fornecedores no blog do Cadastro Empresa. E em caso de dúvidas, deixe seu comentário. Será um prazer receber o seu feedback!

    Grande abraço e bons negócios!

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